Notícias
EMPRESAS E DIREITOS HUMANOS
MDHC estuda ações transversais para dialogar sobre relações empresariais do ponto de vista dos direitos humanos
Ministro Silvio Almeida recebe representante das vítimas da tragédia de Brumadinho (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, afirmou nesta segunda-feira (08) preocupação com a não responsabilização de empresas que violam direitos humanos e defendeu o controle social da atividade empresarial com vistas a preservar a dignidade dos trabalhadores e cidadãos brasileiros. A fala ocorreu em agenda do gestor com a presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum), Alexandra Andrade.
Na ocasião, o titular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) antecipou que estuda formas de criar um Grupo de Trabalho (GT) envolvendo diversos setores do administração pública federal. Ele também reiterou que o tema empresas e direitos humanos integra os assuntos prioritários da atual gestão. “Nossa luta é para que esse tema seja uma política do Estado brasileiro, para evitar que tragédias como esta aconteçam novamente”, afirmou.
Silvio Almeida aproveitou a oportunidade para citar a recém-criada Coordenação-Geral de Empresas e Direitos humanos. “Nosso objetivo é criar a Política Nacional dos Direitos Humanos e Empresa e o ponto central dessa política justamente são as áreas de prevenção e responsabilização, tendo como exemplo os casos de Brumadinho e Mariana”, concluiu o ministro.
Outra preocupação levantada no encontro foi sobre não apuração de empresas que causam violações de direitos humanos, a importância de se responsabilizar empresas e certificadoras – além de priorizar políticas não repetição, prevenção, proteção e promoção das ações afirmativas.
Também participaram da reunião a coordenadora-geral de Gabinete do MDHC, Marleide Rocha; o presidente do Sindicato metabase Brumadinho, Agostinho José de Sales; além dos assessores jurídicos da Avabrum e Matabase Brumadinho, Éder Marcelo de Melo, Maximiliano Nagl Garcez e Dr. Helm, Heinrich Rudiger.
Leia também:
Em seminário, ministro Silvio Almeida defende proteção da dignidade humana nas relações trabalhistas
Texto: E.G.
Edição: R.D.
Para dúvidas e mais informações:
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC (61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa