Notícias
PARCERIA
Guia da primeira infância refugiada é lançado com apoio do MDHC
"Guia de acesso a serviços para famílias venezuelanas refugiadas e migrantes com crianças na primeira infância" e "Manual de boas práticas do gestor municipal e equipes técnicas - Políticas públicas para famílias venezuelanas refugiadas e migrantes com crianças na primeira infância" estão disponíveis para download (Foto: Andre Oliveira/MDS)
Dois materiais voltados à proteção da primeira infância foram lançados nesta sexta-feira (5) em evento organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com apoio institucional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Trata-se de um manual para apoiar gestores municipais e equipes técnicas que recebem famílias venezuelanas em suas cidades e um guia para orientar as famílias sobre o acesso a serviços nas cidades de destino.
Com o objetivo de gerar oportunidades para o desenvolvimento integral de crianças pequenas migrantes e refugiadas e para a integração de famílias venezuelanas participantes da estratégia de interiorização da Operação Acolhida, as cartilhas são frutos de uma parceria entre o MDS, a Fundação Bernard van Leer, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil).
Representante do MDHC no evento, o coordenador-geral de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Diego Alves, reforçou o compromisso de seguir aprofundando a agenda. “A criança, seja de onde for, merece nosso cuidado e atenção integral, com prioridade absoluta. E a entrega desse material é mais um passo para que todas as crianças do mundo, que migram ao Brasil, possam contar com o nosso sistema de proteção”, indicou.
A programação do evento contou ainda com a participação do secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão; da coordenadora do Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização de Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade da Secretaria Nacional de Assistência Social, também do MDS, Niusarete Lima; do diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli; da representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Claudia Vidigal; e do representante Adjunto do ACNUR no Brasil, Oscar Sanchez.
Faça o download dos materiais abaixo:
Texto: E.G.
Edição: R.D.
Revisão : A.O.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa