Notícias
ORGULHO LGBTQIA+
Symmy Larrat participa da 21ª Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, Cis e Trans e incentiva combate ao lesbo-ódio
Representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania participaram de forma ampla das agendas da Parada LGBT+ desde quinta (8). (Fotos: Isabel Carvalho - Ascom/MDHC)
Dando continuidade à agenda comemorativa pelo Mês do Orgulho LGBTQIA+ em São Paulo, a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Symmy Larrat, participou, na tarde deste sábado (10), da 21ª edição da Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, Cis e Trans. Na ocasião, a gestora agradeceu o apoio das mulheres lésbicas e atribuiu a elas seu entendimento sobre o que é o feminismo: “O feminismo me salvou e foi essencial no meu processo de pertencimento e reconhecimento de gênero". Symmy Larrat reforçou ainda a importância delas para o fortalecimento do movimento LGBTQIA+.
Como representante do governo federal, a secretária destacou um compromisso importante: “Queremos convidar a organização da 21ª edição da Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, Cis e Trans para se unir a nós na construção da nossa agenda de enfrentamento ao lesbo-ódio. Queremos sinalizar propostas práticas e que sejam pactuadas com os ministérios. Nosso objetivo é que, todo ano, essa agenda seja refletida, monitorada e ampliada”, detalhou.
Além de Symmy, servidores da secretaria e diversos integrantes do MDHC participaram ativamente das agendas deste sábado e dos demais dias.
Sobre a importância da presença do MDHC nas agendas que envolvem o Mês do Orgulho, Larrat refletiu a conquista: “Depois de tantos anos de perseguição, viemos às agendas da Parada Gay e tínhamos que estar aqui com vocês. Queremos caminhar com vocês e celebrar, mas não pode ser só um discurso. Dar visibilidade a esse movimento aqui é essencial para conquistar as políticas públicas na prática".
Também presente na caminhada, a assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade do Ministério da Saúde (MS), Alícia Krüger, discorreu sobre a representatividade do momento. “Essa Caminhada é muito representativa para mim, porque sou uma travesti bissexual e tenho orgulho de dizer isso aos quatro ventos. O compromisso do Ministério da Saúde é com todas as mulheres cis e trans de todas as orientações sexuais e identidades de gênero", destacou.
Alícia Krüger comemorou ainda a divulgação de um boletim epidemiológico, resultado da parceria entre o MS e o MDHC, sobre a saúde das mulheres. “Depois de muitos anos temos os dados de violência contra mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, e com essas informações será possível traçar estratégias para o enfrentamento à violência contra esse público”, explicou.
Outras agendas
Encerrando os compromissos na capital paulista, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e a secretária Symmy Larrat participam, neste domingo (11), da 27ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, a partir das 11h na Avenida Paulista.
Texto : J.C
Edição : P.V.C.
Revisão : A.O.
Para dúvidas e mais informações :
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa :
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa