Notícias
PARCERIA
Brasil e Peru discutem a promoção dos Direitos Humanos na América Latina
Enfrentamento ao discurso de ódio e importância de ações conjuntas contra passado marcado pela herança colonial, escravismo, massacres e períodos ditatoriais entre os países latinos entraram na pauta. (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)
Memória, Verdade e Justiça, racismo estrutural e direitos das populações negras e indígenas estiveram entre os temas debatidos pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, nesta terça-feira (6), em Brasília (DF). No encontro, foram propostas ações conjuntas para a promoção dos direitos humanos na América Latina.
Durante a agenda, o ministro destacou o passado dos países da região – marcado pela herança colonial, escravismo, massacres e períodos ditatoriais –, e a importância das políticas públicas voltadas ao enfrentamento desses problemas. No âmbito das ações, o gestor também citou a necessidade de enfrentar o discurso de ódio. “É uma satisfação receber um irmão da América Latina que divide conosco as agruras e as vitórias nessa luta sangrenta na busca pelos direitos humanos”, completou Silvio Almeida ao ressaltar o contexto histórico.
Para o embaixador, o objetivo é promover um diálogo entre os países, governos e movimentos sociais. “Os desafios são grandes, mas estamos aqui para trabalhar e aprender com o Brasil a partir das nossas diferenças e igualdades históricas”, acrescentou. Também estiveram presentes a assessora Internacional do MDHC, Clara Solon; e o segundo-secretário da Embaixada do Peru no Brasil, Alejandro Paredes.
Texto: R.O.
Edição: R.D.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa