Notícias
MEMÓRIA, VERDADE E REPARAÇÃO
Parceria entre MDHC e Arquivo Nacional preservará memória sobre direitos humanos no Brasil
Secretária-executiva Rita Oliveira em agenda com a diretora-geral do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) iniciou nesta semana tratativas para firmar parceria com o Arquivo Nacional - por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) -, para a gestão documental dos arquivos da Pasta. O objetivo da ação é promover o acesso à memória sobre direitos humanos e ampliar o letramento da sociedade com relação à temática, com auxílio de informações produzidas no MDHC.
“É uma aliança essencial para os projetos de memória, verdade e reparação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A gestão documental adequada permitirá que esses conteúdos não se percam e que a população tenha acesso. Será muito útil para a sociedade”, assinalou a secretária-executiva do MDHC, Rita Oliveira, durante reunião com a diretora-geral do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães Pinto.
De acordo com a representante do Arquivo Nacional, a parceria com o MDHC permitirá ainda o recorte das informações por gênero, raça e sexualidade. As tratativas preveem também o uso do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga), uma plataforma estruturadora das atividades de gestão documental, no âmbito da administração pública federal. A expectativa é de que o ACT seja assinado em agosto.
Arquivo Nacional
Criado em 1838, o Arquivo Nacional integra a estrutura do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga) no âmbito do governo federal.
O Arquivo tem a finalidade de implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do país, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e de incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.
Texto: R.L.
Edição: R.D.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria Especial de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa