Notícias
ACOLHIMENTO
Ministro dos Direitos Humanos recebe movimentos sociais para a reconstrução de políticas voltadas às pessoas em situação de rua
Silvio Almeida ouviu e acolheu as demandas da categoria a fim de promover acesso de pessoas em situação de rua aos direitos humanos no Brasil (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)
O titular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), ministro Silvio Almeida, reuniu-se, nesta terça-feira (17), com representantes dos movimentos sociais que são porta-vozes das pessoas em situação de rua no Brasil. O intuito foi ouvir e acolher os anseios da categoria para que haja uma reconstrução das políticas públicas para essa população.
Compreender e atender as demandas dos grupos vulneráveis do país é prioridade para a atual gestão. Para o ministro, não é possível fazer política pública sem ouvir todas as pessoas. “Essa foi a primeira de muitas reuniões de escuta que faremos, pois nós valorizamos as contribuições trazidas pelos movimentos sociais presentes nos quatro cantos do Brasil. É hora de dar visibilidade aos que, outrora, estavam invisíveis”, afirmou Almeida.
Marcaram presença os representantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), defensores públicos, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), além de outras entidades. Pelo MDHC, compuseram o encontro a secretária-executiva, Rita Oliveira; e a futura secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão - que representou a área do órgão que cuidará da pauta apresentada.
Encaminhamentos
Na oportunidade, um relatório contendo os principais anseios da categoria para os próximos quatro anos foi entregue ao ministro. Na visão do coordenador nacional do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Leonildo José Monteiro, a reestruturação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua (Ciamp-Rua) é uma das pautas mais urgentes.
“Todo o nosso movimento agradece ao ministro pela escuta. Nossas expectativas são de um novo tempo, em que as pessoas em situação de rua terão acesso à cidadania em sua plenitude”, comentou Monteiro.
Presente no encontro, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) afirmou que o diálogo é o caminho para o bom andamento de uma série de políticas que já estão em curso, assim como as que serão implantadas nos próximos anos. “
Essa primeira reunião trouxe o sentimento de acolhimento. Receber a população em situação de rua para analisar a sua própria pauta diz respeito à intersetorialidade, ao protagonismo e à territorialidade”, comentou a parlamentar, indicando que já existem propostas relativas ao tema na Câmara dos Deputados. “Continuaremos lutando para promover cada vez mais o acesso desse público aos direitos humanos que lhe são fundamentais”, garantiu Érika Kokay.
Registro simbólico do encontro (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa