Notícias
COMITIVA MINISTERIAL
Líderes indígenas recebem comitiva do MDHC em Boa Vista (RR)
Objetivo da missão do MDHC é colher informações ligadas à crise sanitária sofrida pelos povos indígenas da região (Foto: Isabel Carvalho/Ascom-MDHC)
Nesta segunda-feira (30), representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) se reuniram com lideranças Yanomamis para ouvir as principais demandas locais. Algumas das denúncias estão ligadas à insegurança dos líderes indígenas, medidas urgentes de saúde e violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes.
Esta primeira agenda aconteceu na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Na oportunidade, um dos líderes indígenas presentes no encontro afirma, por exemplo, que é fundamental a retirada dos garimpo ilegal da região. “A saída dos garimpeiros é o mais urgente para que nosso povo possa se reorganizar e ter acesso à saúde”, denunciou.
O objetivo da missão do MDHC, que chegou na cidade no último domingo (29), é colher informações ligadas à crise sanitária sofrida pelos povos indígenas da região.
Escuta ativa
Após os relatos, a secretária-executiva do MDHC, Rita Oliveira, reiterou que a escuta ativa antecede iniciativas efetivas que serão anunciadas após as informações colhidas serem estruturadas em um relatório final. “Não vamos abandonar as demandas, vamos trabalhar com cautela e assertividade em ações concretas. Saímos daqui, além de preocupados com a questão da segurança, também com o compromisso de dar encaminhamento a tudo que nos foi relatado”, pontuou.
Já o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, disse que o MDHC atua no diagnóstico para apuração dos acontecimentos. “Durante a transição, já tínhamos conhecimento da situação e os relatos são chocantes. Assim que assumimos já entramos em contato com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros órgãos para priorizar ações e buscar ajuda”, disse.
O ouvidor nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato, colocou o Disque 100 à disposição. “O nosso papel é acolher as denúncias a partir desse diálogo com a sociedade, os movimentos e as lideranças para que possamos articular e encaminhar de forma mais precisa o atendimento aos grupos vulneráveis”, indicou.
Gabinete de crise
Na edição especial do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (27), o MDHC, por meio da Portaria nº71, instituiu o Gabinete de Enfrentamento à Crise Humanitária em território Yanomami. A iniciativa emergencial faz parte das ações prioritárias para o enfrentamento às violações de direitos reveladas na região de Boa Vista (RR). Objetivo é propor medidas urgentes para o contingenciamento da crise e a formulação de um plano de ações de médio e longo prazo.
Leia também:
Para dúvidas e mais informações:
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa