Notícias
PARCERIA
MDHC será parceiro de projeto que vai alfabetizar 2.800 pessoas idosas do RN
Gestores estaduais e nacionais alinham parceria para pessoas idosas pela promoção de direitos humanos e educação (Foto: Divulgação/MDHC)
Representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) se reuniram, na última quinta-feira (14), com a equipe das secretarias de Estado da Educação, Cultura e Lazer; e de Trabalho, Habitação e Assistência Social do Rio Grande do Norte. Na agenda, os gestores públicos alinharam instrumentos para um acordo de cooperação técnica envolvendo o governo do RN, instituições de ensino, o MDHC e o Ministério da Educação – órgãos parceiros na execução do projeto que resultará na alfabetização de 2.800 pessoas idosas.
O encontro aconteceu no âmbito da 1ª Oficina Interfederativa de Operacionalização do Projeto Educação para Toda Vida, iniciativa prevista na Política de Superação do Analfabetismo do estado. A ação visa promover ações educacionais às pessoas idosas e às pessoas com cinquenta anos ou mais do RN de forma intersetorial, na perspectiva da defesa dos direitos humanos e do acesso à educação, garantindo o envelhecimento com dignidade e cidadania.
Na ocasião, a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte apresentou a minuta de Portaria que estruturará o Projeto. Já o MDHC apresentou dados sobre o envelhecimento populacional e as taxas de analfabetismo entre as pessoas idosas no Brasil e no RN.
Kenio Lima e Isabelle Ribeiro, respectivamente, coordenador-geral e coordenadora das Políticas de Envelhecimento Ativo e Saudável e Desenho Universal; e Symone Maria Bonfim, da Diretoria de Proteção da Pessoa Idosa, representaram a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa na reunião.
Kenio Lima citou que "a população do RN tem a maior expectativa de vida entre os estados do Norte e Nordeste do país, e o menor percentual de analfabetos entre pessoas idosas no Nordeste (28%)", mas que “é de fundamental importância o enfrentamento do analfabetismo no estado, com vistas a sua superação”, avaliou o gestor durante o encontro.
Presenta na agenda, a secretária de Educação do RN, Socorro Batista, destacou a importância do Projeto e definiu a instituição de um Grupo de Trabalho para acompanhar o aprimoramento dos instrumentos para execução das atividades com a participação da sociedade civil e das instituições de educação do estado. A partir disso, a expectativa é de que o acordo de cooperação seja firmados entre os órgãos locais, MDHC e MEC.
Edição: R.D.
Para dúvidas e mais informações:
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa