Notícias
AVISO DE PAUTA
Governo e sociedade debatem a memória e o futuro das lutas no campo durante seminário nesta terça-feira (12)
“A fala da terra: memória e futuro das lutas no campo" é o tema do seminário promovido pelos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) nesta terça-feira (12), em Brasília (DF). O evento contará com a participação de representantes dos ministérios responsáveis. Com transmissão ao vivo pelo YouTube @mdhcbrasil, a agenda terá pedido de desculpas em nome do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) às populações camponesas devido à atuação do órgão durante os anos de ditadura militar. Os veículos de imprensa poderão acompanhar as atividades presencialmente, mediante link de credenciamento prévio.
O seminário integra as celebrações dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), completados nesse domingo (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos. A pauta da reparação das violações aos direitos humanos de camponeses na ditadura resulta da luta de organizações como a Comissão Camponesa da Verdade (CCV) que, no segundo semestre deste ano, esteve em audiência com a Assessoria de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do MDHC.
Entre as autoridades, participam do seminário o assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do MDHC, Nilmário Miranda; o ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vanucchi; o presidente do Incra, Cesar Aldrighi; a diretora do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários do MDA, Claudia Dadico; a jurista e ex-vice procuradora-geral da República, Debora Duprat; a doutora em Direito Estado e Constituição e Assessora Especial no Ministério da Mulher, Ísis Táboas; a psicanalista, jornalista e membro da Comissão Nacional da Verdade (CNV) responsável pelas pesquisas sobre violações de direitos humanos no campo, Maria Rita Kehl; a integrante da Comissão Camponesa da Verdade, Alessandra Gasparotto; e a presidenta do Memorial das Ligas Camponesas, Alane Maria Silva de Lima.
Farão as mediações das mesas a coordenadora-geral da Comissão de Anistia, Sonia Costa; e o coordenador-geral de Memória e Verdade e Apoio à CEMDP, Hamilton Pereira. Já os dados que embasam o pedido de desculpas do Incra serão apresentados pelo delegado de Polícia Federal e coordenador-geral do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários, Daniel Lerner; e dois representantes do MDHC, a coordenadora de Apoio a Políticas de Memória e Verdade, Paula Franco, e o coordenador de Apoio à CEMDP, Caio Cateb.
Credenciamento
Veículos de imprensa poderão participar mediante credenciamento prévio. Por conta da limitação no espaço, a liberação para acesso serão confirmadas por e-mail.
Link de credenciamento para a imprensa
Serviço:
Seminário “A fala da terra: memória e futuro das lutas no campo"
Data: Terça-feira (12)
Horário: 9h30 às 19h
Local: Bloco “A” da Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)
Transmissão ao vivo: YouTube @mdhcbrasil
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC:
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa