Notícias
COMBATE À TORTURA
MDHC e defensores públicos alinham parceria para atuarem nas Caravanas de Direitos Humanos
Encontro ocorreu nesta quinta-feira (10), em Brasília (DF) (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)
Com o objetivo de estreitar relações com as defensoras e defensores públicos do Brasil, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, recebeu, nesta quinta-feira (10), o presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Oleno Matos. Na pauta, os gestores dialogaram sobre a parceria entres as instituições no âmbito da Caravana de Direitos Humanos.
“Essa reunião tem uma importância especial, pois se trata de um encontro para selar um pacto entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania com as defensorias públicas do Brasil. Essa parceria vai nos ajudar a tornar possível transformar essa ação em uma grande política nacional”, disse Silvio Almeida ao comentar a parceria com as instituições para as Caravanas de Direitos Humanos.
As Caravanas de Direitos Humanos, que seguem sendo articuladas pelo MDHC, farão uma série de viagens pelo Brasil para avaliar a situação da população em privação de liberdade que enfrenta violações de direitos humanos nas penitenciárias brasileiras.
Para o presidente do Condege, Oleno Matos, o movimento de hoje se trata de uma parceria histórica na qual o MDHC passa a ter um olhar diferenciado para as defensorias. “Falo em nome da Defensoria Pública que é uma felicidade ter o Silvio Almeida à frente de um ministério tão importante, porque muitas vezes a gente se sente abandonado na defesa dos direitos humanos. Muitas vezes a própria sociedade não quer dialogar e nem ouvir”, relatou o defensor.
Anunciadas no fim de julho, as visitas acontecerão em parceria com a sociedade civil, instituições públicas e órgãos do sistema de prevenção e combate à tortura. O foco será avaliar situações como superlotação e condições carcerárias em presídios e unidades do sistema socioeducativo de todo o país.
Leia também:
Texto: T.P./R.L.
Edição: R.D./P.V.C.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa