Notícias
TRABALHO ESCRAVO
Sob gestão do MDHC, Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo será modelo para criação de fluxo estadual no RS
Gestores do MDHC em diálogo com secretários do estado do Rio Grande do Sul (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, apresentou nesta segunda-feira (3) o Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo aos secretários do estado do Rio Grande do Sul. Durante o encontro ocorrido em Brasília (DF), o governo gaúcho solicitou apoio para a construção de um fluxo estadual, com o intuito de proporcionar um atendimento mais especializado e sistematizado às vítimas resgatadas.
Para o ministro, o pedido é motivo de celebração, já que “é preciso uma relação de diálogo permanente com estados e municípios, inclusive de aprendizado”. “Vamos voltar a ter dados compilados e estatísticas para executar a política de direitos humanos. O que nos une de forma mais imediata é o Plano Nacional de Empresas e Direitos Humanos. Vamos trabalhar juntos”, antecipou.
O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Mateus Wesp, citou a importância de iniciativas para melhorar condições de contratação de safristas, por exemplo, e fazer o enfrentamento de situações de trabalho análogo à escravidão e outras de violações de direitos humanos. “Não temos como fazer um trabalho amplo sem ter a coordenação do governo federal para nos ajudar”, enfatizou.
Pelo estado, também estiveram presentes a secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Stephan; e a secretária adjunta de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Caroline Moreira.
No final de fevereiro deste ano, mais de 200 trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves (RS). Após o episódio, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) convocou reunião extraordinária da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), para discutir a situação.
Leia também:
Texto: R.O.
Edição: P.V.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa