Notícias
POLÍTICA PÚBLICA
Ministério assume coordenação de comitê voltado à busca de pessoas desaparecidas
Integrantes do comitê participam da 2ª Reunião Ordinária, evento no qual foi transferida a coordenação, em Brasília/DF. (Foto: Divulgação)
O Comitê Gestor da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas agora está sob a coordenação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A primeira reunião do colegiado após a mudança foi realizada nesta terça-feira (31).
Integrante da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), conforme o Decreto 10.622/21, a função do órgão é implementar e aperfeiçoar a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.
Além do MMFDH e do MJSP, integram o comitê representantes dos ministérios da Cidadania (MC) e da Saúde (MS); de institutos de identificação, de medicina legal ou de criminalística; do Poder Judiciário; do Ministério Público; da Defensoria Pública; de conselhos tutelares; de conselhos de direitos humanos com foco em segmentos populacionais vulneráveis; e especialistas com notório conhecimento em prevenção e enfrentamento ao desaparecimento de pessoas.
O secretário substituto de Proteção Global (SNPG/MMFDH), Eduardo Melo, ressaltou que "o intuito continua sendo gerar políticas públicas para diminuir o sofrimento das famílias de pessoas desaparecidas, de forma a possibilitar que encontrem respostas". “Continuaremos traçando o caminho juntos para efetivar entregas à sociedade”, disse.
Ordem do dia
Durante a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas também foram apresentados os relatórios de atividades do MMFDH e MJSP, além do Relatório Anual do Comitê Gestor.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpg@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538