Notícias
FAMÍLIA
Mais de 720 famílias serão beneficiadas com o Famílias Fortes no Piauí
Secretária Angela Gandra celebra adesões ao Famílias Fortes no Piauí (Foto: divulgação)
A Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNF/MMFDH) esteve nesta quinta-feira (30) no Piauí para disseminar o Famílias Fortes em três municípios do estado: Campo Maior, Pedro Laurentino e João Costa. A adesão prevê o fortalecimento de vínculos familiares e irá beneficiar mais de 720 famílias da região.
Em cerimônia na cidade de Campo Maior (PI), a secretária nacional da Família, Angela Gandra, fez o lançamento da ação. “Esse é um passo importantíssimo para as três cidades que aderiram ao programa. A implantação de uma política pública familiar auxilia na prevenção de comportamentos de risco, no combate à pobreza e, principalmente, na construção de famílias estruturadas. Acreditamos que a vitória no coração de uma família traz a vitória no coração de muitos ao redor”, apontou a gestora.
Segundo o prefeito de Campo Maior (PI), João Félix Andrade Filho, a adesão ao programa beneficiará o município e ainda servirá como uma semente para outras prefeituras do estado. “O benefício dessa iniciativa será enorme e alcançará diversas famílias, principalmente as carentes”, declarou Andrade Filho. “Receber a secretária nacional da Família em nosso município demostra o quanto estamos alinhados no cuidado com as famílias, que são a base da nossa sociedade”, comentou o prefeito.
Participaram da cerimônia, além do prefeito Joãozinho Félix, o secretário de Assistência Social, Família e Geração de Renda de Campo Maior, Joares Cavalcante; o presidente da Câmara, Sena Rosa; as representantes das Secretarias de Assistência Social dos municípios de João Costa e Pedro Laurentino, Heloína Soares de Moura e Mercedes Carvalho Leite, respectivamente, além de vereadores, secretários e outros representantes do poder público.
Separadamente, o Famílias Fortes alcançará 405 famílias em Campo Maior, 180 famílias em Pedro Laurentino e 135 famílias em João Costa.
Metodologia
As atividades do Famílias Fortes ocorrem em dois momentos. No primeiro, os pais e responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os adultos são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes e a se comunicar de maneira eficaz.
Já os filhos aprendem habilidades para a interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.
Na segunda hora do encontro, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam. Eles trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.
Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual com detalhes de todas as atividades e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias. O objetivo geral é o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.
Mais agendas
Durante a passagem por Campo Maior (PI), a titular da SNF/MMFDH, Angela Gandra, realizou também visitas institucionais a Fazenda Esperança Santa Faustina, que é uma entidade sem fins lucrativos com trabalho de recuperação junto a dependentes químicos; e a Casa do Girassol Projeto, a qual trabalha com crianças, adolescentes e também com mulheres em vias de prostituição.
Para dúvidas e mais informações:
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277