Notícias
CAPACITAÇÃO
Instituto Proeza potencializa resultados do Qualifica Mulher no DF
“Estou orgulhosa em saber que o meu trabalho contribuiu com algo tão bonito e significativo. O crochê deu outro sentido para minha vida”, afirmou Maria Magnólia Dantas, uma das beneficiadas do Qualifica Mulher e aluna do Instituto Proeza, no Recanto das Emas (DF). O programa é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com execução e supervisão da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM). Como resultado das ações oferecidas pela entidade, um grupo de 108 mulheres realizou um feito revelado no último dia 12 de setembro – Dia Mundial do Crochê: encaparam a fachada do prédio sede do Instituto Proeza e os quatro pavimentos internos com peças temáticas feitas unicamente de crochê.
Em um trabalho inovador e repleto de detalhes, as crocheteiras trabalharam durante três anos até a finalização da fachada. De acordo com a diretora do Instituto Proeza, Kátia Ferreira, foi um trabalho de amor e dedicação: “Era bonito ver o zelo dessas mulheres durante a confecção de cada peça. Quando unimos tudo, foi emocionante perceber o afeto dedicado àquela obra de arte e o resultado encanta todo mundo que tem a oportunidade de nos visitar”, emociona-se.
Kátia lembra que no início dos trabalhos nem todas as mulheres sabiam fazer crochê quando a ideia de encapar o prédio surgiu. Assim, o Qualifica Mulher foi essencial para transformar o sonho em realidade. “Algumas mulheres tinham vontade de colaborar, mas não sabiam fazer o básico relacionado à costura. O Qualifica nos possibilitou ensiná-las e prepará-las para uma demanda grande de crochê, que gerou renda fixa no fim de cada semana até a conclusão da atividade”, orgulha-se. Para ela, esse foi o melhor projeto de geração de renda em anos de Instituto. “Além de levar renda direta, ouvimos relatos de mulheres que saíram da depressão, pararam de tomar remédios e, graças às amizades feitas aqui, deixaram de sentir solidão. Esse é o nosso maior prêmio!”, celebra.
Para a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, esta realidade evidencia caminhos para a defesa da dignidade das mulheres. "Quando olhamos não apenas o resultado, mas a transformação social, compreendemos que é possível preservar direitos humanos garantidos pela nossa Constituição, e conhecer trajetórias que indicam a saída do campo da vulnerabilidade social", ressalta a gestora.
A secretária nacional de Políticas para as Mulheres do MMFDH, Ana Muñoz dos Reis, destaca os ganhos de ensinar novas atividades e aperfeiçoar habilidades. “O Qualifica Mulher é uma oportunidade para despertar talentos e incentivar a projeção financeira de mulheres por todo o Brasil.” Como política pública, Ana cumprimenta o feito. “Parabenizo o Instituto Proeza pelo espaço construído a muitas mãos e incentivo que o trabalho continue alcançando mulheres em situação de vulnerabilidade social. Sabemos o impacto que o conhecimento e a oportunidade de trabalho podem causar em uma comunidade. É realmente transformador”, declara.
Visitação aos espaços
Além da fachada cuidadosamente coberta por desenhos feitos em crochê, os outros quatro pavimentos da sede do Instituto Proeza também surpreendem pela riqueza de detalhes. Por lá, os ambientes ficarão montados por dois meses. Interessados em conferir de perto as obras de crochê poderão realizar uma visita guiada, com ingressos a R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia entrada). É necessário agendar o horário da visita pelas redes sociais do Instituto Proeza.
Qualifica Mulher
O Qualifica Mulher foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH) e instituído por meio da Portaria nº 3.175, de 10 de dezembro de 2020, e alterada pela Portaria nº 595, de 19 de fevereiro de 2021.
O objetivo é desenvolver ações de qualificação profissional de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a ampliação das possibilidades de geração de trabalho e renda, dando oportunidade para que as mulheres conquistem a autonomia econômica, política, social e psicológica e, consequentemente, elevem a autoestima e melhorem as condições de vida.
Conheça os cursos que estão com inscrições abertas
O Instituto Proeza
Desde 2003 trabalha com o público feminino exposto à vulnerabilidade social e, por meio de cursos gratuitos, busca reforçar o protagonismo das mulheres no mercado de trabalho e incentivar a conquista da independência financeira.
Além das aulas de crochê, o Instituto oferece capacitação em costura, bordado, tingimento natural de tecidos e panificação. As aulas são oferecidas na sede da organização e as inscrições estão abertas. Para outras informações, acesse o site.
Leia também:
Iniciativa "Emprega + Mulheres" estimula empregabilidade e implementa benefícios trabalhistas
Projeção econômica de mulheres contribui para saída do ciclo da violência
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538