Notícias
MULHERES
Em passagem pelo RJ, ministra Cristiane Britto visita obras da Casa da Mulher Brasileira
Comitiva do MMFDH visita obras da Casa da Mulher Brasileira em Japeri (RJ) - Foto: Hilton Silva - Ascom MMFDH
Uma comitiva capitaneada pela titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, esteve no Rio de Janeiro (RJ) nesta sexta-feira (16) para acompanhar a visita técnica às obras da Casa da Mulher Brasileira (CMB), que está em construção na cidade de Japeri, Região Metropolitana do Rio.
A unidade de Japeri terá 190 m² e contará com serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. Essa formatação é disponibilizada para cidades com população acima de 50 mil até 100 mil pessoas.
“É um sonho trazer a primeira Casa da Mulher Brasileira para o Rio de Janeiro. Nesse espaço em Japeri, a mulher vai ter, em uma só visita, acesso a toda rede de amparo e proteção. Isso evita revitimização, que ela desista de prosseguir em uma denúncia e faz com que receba acompanhamento humanizado", explicou Cristiane Britto.
Para a gestora, é importante que haja um alinhamento de ações entre as esferas federal, estadual e municipal que compõem a rede de proteção à mulher. “É fundamental que a rede esteja funcionando de forma adequada, até porque a CMB só vai oferecer um bom serviço se a rede estiver dentro do padrão de atendimento que a nossa população merece receber”, salientou.
Saiba mais:
A ministra participou também da apresentação do diagnóstico sobre violência doméstica contra a mulher no RJ e no país aos policiais civis locais. Dados do Dossiê Mulher 2019, elaborado pelo Instituto de Segurança Pública/RJ, revelam que Japeri (RJ) apresenta as taxas mais altas de violência contra a mulher do Estado, junto com o município de Guapimirim (RJ), ambos com taxas superiores a 14,2 vítimas por grupo de 100 mil mulheres residentes. Já o Dossiê 2021 aponta a relação de mulheres vítimas de feminicídio na Baixada Fluminense - 1,4 por 100 mil mulheres, número superior à média do Estado do Rio de Janeiro (0,9) e superior à capital (0,5).
Ao fim da agenda, a ministra reuniu-se com o Conselho de Mulheres da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Na pauta, os gestores abriram diálogo sobre os avanços e as oportunidades relacionadas à aplicação de políticas para mulheres, como a projeção econômica a partir do empreendedorismo feminino. Estiveram presentes os secretários nacionais de Políticas para Mulheres, Ana Munhoz dos Reis; da Proteção Global, Eduardo Melo; e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Monteiro.
Para dúvidas e mais informações:
agenda.gab@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538