Notícias
IGUALDADE RACIAL
Ministério participa da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais
Durante a cerimônia virtual, foram consideradas 80 propostas de Promoção da Igualdade Racial, sendo 40 nacionais e 40 estaduais, para compor o Relatório Final (Foto: Divulgação / site Desenvolvimento Social MG)
Entre os dias 14 e 16 de dezembro, representantes do Governo Federal e da sociedade civil se reuniram, de maneira virtual, durante a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir), de Minas Gerais (MG). Na ocasião, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) foi representado pelo coordenador-geral de conselhos da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR/MMFD), Helbert Pitorra.
Com o mote “Enfrentamento ao Racismo e às Outras Formas Correlatas de Discriminação Étnico Racial e de Intolerância Religiosa: Política de Estado é Responsabilidade de Todos Nós”, a conferencia debateu quatro principais temas: enfrentamento ao racismo e às outras formas de discriminação étnico-racial e étnico-cultural; desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades; enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios; e enfrentamento à intolerância religiosa.
O representante do MMFDH salientou a oportunidade que todos têm de ter voz em um evento como a Coepir. “Nós estamos aqui para dar voz a quem precisa ter voz. O que está ocorrendo ainda não é suficiente, o nosso país ainda precisa avançar. De nada adianta uma previsão legal se não tivermos de forma efetiva a igualdade de oportunidades”, disse Helbert Pitorra.
O coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do estado de Minas Gerais, Cléver Machado, lembrou que essa é uma oportunidade de diálogo. “Foram três dias intensos onde reunimos especialistas que, sem dúvidas, contribuíram com a pauta”, contou o gestor.
Durante a cerimônia foram consideradas 80 propostas, sendo 40 nacionais e 40 estaduais - 64 desse total foram elaboradas nas conferências municipais ou regionais e serão revisadas e validadas, bem como quatro novas a serem elaboradas por eixo temático, considerando a proporcionalidade entre esses eixos, que vão compor o Relatório Final. Também foram definidos os 97 delegados e delegadas que participarão da Conferência Nacional, em 2023.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538