Notícias
EDITAL
Consultoria vai elaborar diagnóstico e promover capacitação sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) irá investir mais de R$ 300 mil para a contratação de cinco consultores que irão realizar diagnósticos e desenvolver um curso sobre a pauta étnico-racial. Nesta segunda-feira (25), foi publicado um edital que tem a proposta de fortalecer e potencializar a implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A seleção segue aberta até 13 de maio.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR/MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Para se candidatar, é necessário ter graduação na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas, mestrado em qualquer área de atuação e experiência mínima de três anos em trabalhos relacionados com políticas afirmativas, direitos humanos ou lecionando disciplinas da área. As dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: dimope@mdh.gov.br.
Após a avaliação dos currículos, uma comissão irá convocar para entrevistas os candidatos melhor pontuados com base nos critérios estabelecidos no edital. A previsão para a contratação da consultoria via PNUD está prevista para o fim de junho.
“O conhecimento das políticas públicas com o recorte étnico-racial, o desenvolvimento da articulação e o domínio sobre os principais instrumentos normativos dessa pauta são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do Sinapi, principalmente nos municípios que estão diretamente atuando junto à população beneficiária. Somente desta forma conseguiremos fortalecer nossas políticas públicas, além de identificar boas práticas e gargalos”, destacou o secretário Paulo Roberto.
Sobre o Sinapir
A adesão à ferramenta permite acesso prioritário nas ações desenvolvidas pelo Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O Sinapir foi instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) e tem três modalidades de adesão: básica, intermediária e plena. Elas são definidas a partir do grau de engajamento do ente da Federação na pauta de promoção da igualdade racial.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538