Notícias
MULHERES
Webinário oferece educação financeira para alagoanas
“A educação financeira vai além de economizar dinheiro, ela é essencial para um planejamento de vida”. Com essas palavras, a secretária nacional de políticas para as mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, iniciou o “Webinário de Educação Financeira – O Caminho das Contas”, nesta segunda-feira (30). A atividade on-line contou com 715 inscritas e foi realizada em parceria com a Caixa Econômica Federal e os municípios de Capela, Arapiraca, Taquarana, Maceió, Santana do Mundaú, Penedo e Palmeira dos Índios.
Durante o evento, a secretária afirmou que, em 2020, cerca de 8,5 milhões de mulheres perderam seus empregos devido à pandemia. “Temos pela frente um grande desafio que é fomentar a autonomia econômica. Felizmente o cenário de Alagoas é bem promissor, já que é o estado do Nordeste que mais abriu empresas em 2021, ocupando agora o quinto lugar no ranking nacional. Foram criados mais de 14 mil novos empreendimentos entre janeiro e abril, um aumento de 51,2% em comparação ao mesmo período do ano passado”, celebrou.
A gestora ainda deu destaque ao projeto Qualifica Mulher, lançado pelo MMFDH. A iniciativa tem como foco a qualificação profissional, o empreendedorismo, o estímulo ao crédito e a geração de emprego e renda. “O Qualifica já contou com investimento de R$ 36 milhões do governo federal. No momento, temos 10 mil vagas de cursos para as mulheres de Alagoas, que serão disponibilizadas por meio de parceria com estados e municípios”, completou.
Finanças
Na oportunidade, a superintendente de políticas para a mulher no estado de Alagoas, Dilma Pinheiro da Silva, chamou atenção para a importância da educação financeira para o enfrentamento à violência doméstica e familiar. “Existem mulheres que dependem economicamente do agressor e este é um dos motivos pelos quais elas não saem de relacionamentos abusivos”, disse.
Também participaram do evento a coordenadora de projetos da Caixa Econômica Federal, Michelle Maria Albuquerque, a vereadora Teca Nelma (PSDB - AL), de Maceió, e a deputada federal Tereza Nelma (PSDB - AL), além da palestrante e técnica da Caixa, Bárbara Souza.
Entre os conselhos apresentados por Souza na ocasião, estiveram a importância de escolher consumir o que mais importa, estabelecer valores-limite para usar com desejos, ter noção da realidade socioeconômica, fazer lista de compras, anotar o que é necessário adquirir, pesquisar os preços antes de comprar, escrever o máximo de dinheiro que quer gastar e ter cuidado com as propagandas que fazem acreditar que um desejo é necessidade.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538