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Painel de qualidade irá apresentar o atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos
O objetivo da iniciativa é garantir mais transparência à prestação dos serviços públicos. (Foto: Willian Meira/MMFDH)
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) disponibilizou, nesta quinta-feira (23), mais uma ferramenta para monitoramento dos serviços públicos. O painel de qualidade de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) irá demonstrar o trabalho desenvolvido nos canais Disque 100 e Ligue 180 para toda a população, além de fornecer informações específicas para os órgãos de controle.
Para avaliar os serviços, foi desenvolvida uma metodologia com base em indicadores que se dividem em objetivo e subjetivo. O primeiro mede o preenchimento correto dos campos do formulário de denúncias — em que constam dados de identificação da vítima e do suspeito; categorização adequada das violações relatadas de acordo com o Manual de Taxonomia; aplicação do Formulário de Risco em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher; e o encaminhamento correto da denúncias.
O segundo indicador, subjetivo, avalia o conteúdo da ocorrência, apontando a descrição textual em acordo com a norma padrão da língua portuguesa, o nível de detalhamento do caso e a solicitação de informações pertinentes ao denunciante.
A avaliação é feita por parte da equipe da ONDH, que realiza escutas de uma amostra aleatória de gravação dos registros recepcionados pelos atendentes da Central, no dia posterior. Diariamente, são 14 atendimentos analisados, durante cinco dias da semana. Para cada indicador de qualidade, são atribuídas notas em uma escala de 1 a 5, que são transformadas em índices que vão de 0 a 100 pontos.
Acesse o manual que detalha os indicadores de qualidade.
"Essa nova ferramenta é extraordinária porque garante a transparência da atuação do Poder Público. A partir de agora, todos os brasileiros vão poder acompanhar o serviço prestado pela nossa Ouvidoria, fiscalizar e dar sugestões para que possamos sempre entregar o melhor. É para isso que estamos aqui", enfatiza a ministra Damares Alves.
Segundo o ouvidor nacional, Fernando César Ferreira, o foco é apresentar o Sistema de Gestão da Qualidade da ONDH, que já contava com gráficos estáticos, agora por uma plataforma interativa. "Com a novidade, os usuários poderão modelar sua análise, personalizando a pesquisa. Isso vai facilitar o acesso à informação e, mais do que isso, aprimorar a comunicação da Ouvidoria com a Central de Atendimento. Nossa busca é entregar um serviço de excelência para os cidadãos", garante.
Para dúvidas e mais informações:
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