Notícias
Nota de Repúdio
A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) vem a público repudiar a veiculação das manifestações que têm o intuito de suscitar dúvidas sobre a violência sofrida por Maria da Penha.
Lembramos a todos que a mesma fora vítima de um crime de violência, julgado pela justiça brasileira, e que ensejou na luta dessa mulher que, há 15 anos, dedica sua vida a outras milhares de mulheres, resultando na aprovação da Lei nº 11.340/06, considerada hoje a terceira melhor lei do mundo sobre a temática da violência doméstica.
O ato de desqualificar e descredibilizar as mulheres que sofrem tal violência é um dos motivos do alto índice de subnotificação desses casos no Brasil. Segundo dados da Segurança Pública, 70% das vítimas de feminicídio não procuraram a rede de enfrentamento antes de serem assassinadas.
Nesse sentido, a SNPM conclama a todos para refletirem sobre o seu papel social na luta pela vida das mulheres, disseminando práticas que estimulem a denúncia e a cultura do respeito.
Por fim, registramos a nossa solidariedade à Maria da Penha, conselheira emérita do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, e reafirmamos o nosso compromisso em tornar o Brasil um país que verdadeiramente respeita as mulheres.
Cristiane Britto
Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres
Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos