Notícias
DIÁLOGO
Evento em Campinas (SP) reúne participantes do Famílias Fortes
A titular da Secretaria Nacional da Família esteve presente do encontro (Foto: Divulgação)
Participantes do Programa Famílias Fortes se reuniram em Campinas (SP), nesta segunda-feira (18), para compartilhar experiências proporcionadas pela iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A titular da Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH), Angela Gandra, participou do encontro e falou sobre a versão on-line do programa, que está sendo acompanhada pela equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Mariana Barbosa foi uma das mães integrantes da iniciativa do Governo Federal. Ela falou sobre a importância da união e do fortalecimento dos vínculos familiares para garantir uma boa formação dos filhos. “Aprendi que preciso ser forte e passar esses ensinamentos para os meus filhos, assim eles também serão. Conhecimentos que serão uma sementinha que brotará na hora certa”, afirmou.
A professora da Unifesp Zila Sanchez acrescentou que capacitar as famílias é essencial para mudanças nos comportamentos de pais e filhos e suas relações familiares. “A ideia é que essas famílias passem a ter influência positiva, efetivamente, na criação de crianças e adolescente. E lá na frente vão influenciar no comportamento dos filhos para que eles estejam engajados nas atividades da vida e que tenham perspectiva de futuro”, enfatizou a docente.
Versão on-line
Na ocasião, a secretária Angela Gandra apontou os benefícios da versão on-line da ação. “O piloto do Famílias Fortes em modelo virtual poderá ser um caminho para chegar a muitos outros municípios. Vemos que é realmente um caminho eficaz, que está sendo avaliado. Foi emocionante escutar pais e adolescentes que participaram do programa”, destacou.
A gestora explicou que a principal particularidade do Famílias Fortes na versão virtual é que ele é feito por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas e os encontros são realizados por videochamadas. "No formato on-line, as oficinas são mais curtas. Em contrapartida, são realizados dois encontros extras", completou Gandra.
Acesse a página do Programa Famílias Fortes
No município paulista, o Serviço Social Nova Jerusalém foi a organização que implementou o piloto. A previsão é de que a versão on-line seja testada em outras seis instituições nos próximos meses — o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Porto Velho (RO), o CRAS de Currais Novos (RN), o Instituto Federal de Dourados (MS), o Instituto Federal do Acre e a Obra Social da Paróquia de Santa Cruz de Copacabana (RJ).
Ainda participaram do evento o deputado federal Paulo Freire, que destinou emendas para aplicação do projeto em Campinas, e a deputada estadual Valéria Bolsonaro, apoiadora do projeto.
Para mais informações:
gab.snf@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538