Notícias
ABRACE O MARAJÓ
Cerca de 3 mil crianças e adolescentes são atendidos em dia de ação social no Marajó
Durante todo o dia, às famílias marajoaras foram ofertados atendimentos médicos em pediatria, clínica geral e odontologia (Foto: Inácio Souza)
Um dia repleto de brincadeiras, palestras educativas e acesso a serviços de saúde e de cidadania. Assim foi o último sábado (30) no município de Cachoeira do Arari (PA), localizado no arquipélago do Marajó. Cerca de 3 mil crianças e adolescentes foram atendidos durante evento promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com entidades do Sistema S. A iniciativa integra o Programa Abrace o Marajó, coordenado pela pasta.
Durante todo o dia, às famílias marajoaras foram ofertados atendimentos médicos em pediatria, clínica geral e odontologia. Para quem estava com o calendário de vacinas atrasado, foi possível fazer toda atualização. Curso de robótica — aproximando as crianças ao universo tecnológico — e de corte de cabelo, além de atendimentos psicológicos, atualização do CadÚnico, assessoria jurídica, oficinas de desenho para adolescentes e oficinas para professores de alunos com deficiência também foram oferecidos. Ainda em referência ao mês da Criança, a Oficina do Brincar contou com atividades lúdicas, como xadrez gigante, contaçao de histórias, atividades com famílias e animação com palhaços.
Em complemento às atividades, foram ministradas palestras sobre direitos fundamentais de crianças e adolescentes; autoestima e autocuidado; nutrição de crianças e adolescentes; e gestação, amamentação e primeira infância.
“Estamos levando cidadania às crianças e adolescentes do arquipélago. Iniciativas como estas nos ajudam a orientar as famílias em relação à violação de direitos das crianças e, ao mesmo tempo, estamos apoiando o desenvolvimento dos jovens, os auxiliando na busca de serem protagonistas de suas histórias”, disse o titular da Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MMFDH), Maurício Cunha.
A diretora do Departamento de Promoção e Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente da SNDCA, Luciana Dantas Oliveira, participou de toda a ação. Para ela, "a ação significou uma resposta direta do Ministério para garantir direitos e dignidade a crianças, adolescentes e jovens marajoaras. Nosso compromisso é com o fortalecimento da rede de proteção à infância e o enfrentamento de todas as formas de violências na Região. As ações foram para a comunidade, mas o presente foi nosso", ressalta.
Mais agendas
A equipe do MMFDH cumpriu agendas em Cachoeira do Arari (PA) desde a última quarta-feira (27). Representantes da SNDCA fizeram visitas técnicas ao conselho tutelar e à Secretaria de Assistência Social do município, acompanharam os trabalhos nas escolas e creches da cidade e realizaram oficinas de preenchimento do cadastro dos fundos da criança e do adolescente.
Integrantes da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ODNH) visitaram uma comunidade quilombola e orientaram a população sobre como realizar denúncias de violações de direitos por meio do Disque 100 e do Ligue 180. Já uma equipe da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) participou de encontros para orientar sobre o Programa ID Jovem. O documento incentiva o acesso de jovens de baixa renda a eventos culturais e esportivos.
A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) enviou colaboradores para mobilizar a sociedade civil e os gestores locais para a 5ª Conferência Nacional, que será realizada no mês de maio de 2022.
Abrace o Marajó
O Programa Abrace o Marajó nasceu a partir de relatos de graves violações de direitos humanos no território. O programa desenvolve um conjunto de ações para a geração de empregos e promoção da melhoria da dignidade, da educação e da saúde da população da região.
Os projetos e iniciativas são executados por ministérios setoriais da estrutura federal de governo, por instituições do governo estadual e dos municípios, e também por organizações do terceiro setor e da iniciativa privada.
Para dúvidas e mais informações:
gab.sndca@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538