Notícias
PROTEÇÃO
Agentes de segurança de Manaus (AM) recebem capacitação para atender mulheres em situação de violência
O Curso Nacional de Multiplicadores para o Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CNAMV), edição Manaus (AM), está capacitando 26 policiais militares e 12 civis, além de seis guardas municipais. Com duração de 40 horas-aula, o treinamento on-line dos 44 agentes termina nesta sexta-feira (22). A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
“Durante a pandemia, nós vimos a necessidade de formulação desse curso para o aprimoramento e a expansão das atividades de policiamento especializado. Precisamos cada vez mais sensibilizar os profissionais de segurança pública que trabalham nessa área para que as mulheres se sintam seguras em buscar a rede de atendimento", afirma a titular da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH), Cristiane Britto.
Participante das atividades, a policial militar Luciana da Silva Muniz cita a importância dos conteúdos abordados. "As premissas aqui apresentadas nos trazem mais empatia e respeito às vítimas. Outro ponto importante, que é um grande diferencial da Lei Maria da Penha, consiste no fato da palavra da vítima possuir valor probatório, pois no ambiente doméstico muitas vezes a vítima não possui testemunhas", destaca.
Histórico
O curso resulta de uma parceria entre a SNPM/MMFDH e a Secretaria Geral de Ensino (SEGEN) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), ambas do MJSP. A iniciativa é decorrente do Comitê Covid-19 e constitui uma ação do Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio.
Ainda no âmbito das ações durante a pandemia, as secretarias atuaram ativamente para a criação da Câmara Técnica de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, no âmbito do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das PMs e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538