Notícias
GESTÃO
“Alô Cadastro” marca mais de mil solicitações de registro de Fundos da Criança e do Adolescente
Prazo para cadastramento no sistema de informações termina nesta sexta-feira (15).
O "Alô Cadastro" alcançou a marca de mais de mil solicitações dos gestores dos Fundos da Criança e do Adolescente de todo o Brasil. Ao todo, foram registradas pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humados (MMFDH), 1.073 solicitações. Destas, 424 foram feitas por contato telefônico e 649 por e-mail. Os dados foram coletados desde o lançamento da iniciativa, em março, até setembro de 2021.
Com o cadastro, é possível a sistematização de informações dos fundos do país, classificando aqueles que estão habilitados a receber doações dedutíveis do Imposto de Renda. O prazo para o cadastramento termina nesta sexta-feira (15). Os interessados podem participar por meio do preenchimento de formulário eletrônico.
Acesse o formulário de cadastro do Fundo da Criança e do Adolescente.
“A criação desse canal exclusivo, apesar de simples, foi um marco para a Secretaria, sobretudo diante dos resultados apontados. Quanto menos incidências de erros cadastrais, mais municípios recebem os recursos destinados aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, destacou o titular da SNDCA, Maurício Cunha.
Segundo o secretário, existem, no Brasil, 3.555 Fundos da Criança e do Adolescente. Ele apontou a relevância do sistema de dados. “O cadastro é importante, pois, após os dados serem verificados pela Receita Federal, o Fundo se torna apto a receber doações por meio do Programa Gerador do Imposto de Renda. É comum recebermos inúmeras dúvidas solicitando informações sobre o cadastro”, afirmou.
Os gestores estaduais e municipais dispõem de canais de atendimentos tanto por e-mail (cadastro.fdca@mdh.gov.br), quanto por telefone (61 2027-3104).
Saiba mais
O Cadastro dos Fundos se firma na sistematização de informações sobre Fundos da Criança e do Adolescente em todo Brasil, que são aprovados a receberem doações dedutíveis do Imposto de Renda. Os dados, recebidos pelos canais de atendimento, são tratados pelo MMFDH e encaminhados à Receita Federal, que realiza uma última análise. Caso haja aprovação, o estado, o município ou o Distrito Federal pode receber os recursos.
Para dúvidas e mais informações:
gab.sndca@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277