Notícias
CAPACITAÇÃO
Workshop sobre educação financeira conta com 2 mil mulheres do RS inscritas
“A educação financeira não consiste apenas em aprender a economizar dinheiro. Na verdade, ela é essencial para um planejamento de vida”. A fala é da secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, durante a abertura de um workshop sobre finanças, nesta quinta-feira (11). Promovido em parceria com a associação Aliança Empreendedora e o governo do Rio Grande do Sul (RS), o evento teve transmissão ao vivo pelas redes sociais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
Durante a atividade, a secretária destacou que, apenas no ano passado, cerca de 8,5 milhões de mulheres perderam o emprego devido à pandemia da Covid-19. Ainda de acordo com a gestora, números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que 43% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres. “Os dados demonstram a necessidade de priorizar cada vez mais o público feminino”, afirmou a integrante do MMFDH.
“Nós acreditamos que é a força da mulher brasileira que irá alavancar a economia do nosso país no pós-pandemia. Nesse contexto, a educação financeira poderá contribuir para o desenvolvimento econômico, especialmente em tempos de recursos mais escassos. Desta forma, estamos levando a oficina para diversas regiões do país, por meio do trabalho conjunto com a Aliança Empreendedora. Hoje é a vez das mulheres do Rio Grande do Sul”, completou.
Ainda no evento, Britto enfatizou que a atividade integra o projeto Qualifica Mulher, implementado pelo ministério. “Entre os objetivos, estão a geração de emprego e renda, capacitação e empreendedorismo. Criado em 2020, o Qualifica já contou com investimentos de R$ 36 milhões de reais do Governo Federal, beneficiando mais de 33 mil mulheres pelo país. Atualmente temos 200 mil vagas de cursos, sendo 10 mil para o estado do RS, que são disponibilizadas por meio de parceria com os estados e municípios”, ressaltou a secretária.
Acesse a página do Qualifica Mulher
Consumo no Brasil
Palestrante no evento, a especialista e representante da Aliança Empreendedora, Verônica Maia, apresentou o histórico de consumo e dívidas da população brasileira, além de orientar escolhas e mostrar o passo a passo do planejamento, organização das finanças e registro como Microeemprendedor Individual (MEI).
“De acordo com o SPC Brasil, 45% dos brasileiros não controlam o orçamento e 31% são inseguros para lidar com dinheiro. No que se refere aos que fazem esse controle, 18% utilizam planilha no computador, 28% fazem uso da anotação em caderno e 8% registram em app de celular. Nas metas para conquistar sonhos, 48% estabelecem e seguem, já outros 52% nunca ou somente às vezes estabelecem metas e seguem”, numerou.
Também participaram do evento a deputada federal Liziane Bayer (PSB/RS), a deputada estadual Franciane Bayer (PSB/RS), a dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública (Nudem), defensora pública Tatiana Kosby Boeira, e a integrante da Aliança Empreendedora, Thaís Moreira.
Histórico
Outras 13 oficinas já foram realizadas pelo país, com quase 4 mil mulheres inscritas. As seis primeiras ocorreram nas Casas da Mulher Brasileira (CMB) de Campo Grande (MS), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). A sétima capacitação, realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), contemplou mulheres de comunidades tradicionais. As demais foram destinadas ao estado de Alagoas (AL) e aos municípios de Santarém (PA), Vitória da Conquista (BA), São João Batista (SC), Serra Preta (BA), e no estado de Alagoas (AL).
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538