Notícias
VÍNCULOS FAMILIARES
Mais quatro municípios aderem ao programa Famílias Fortes
Desenvolver ações e atividades para o fortalecimento de vínculos familiares, envolvendo pais e filhos em uma dinâmica de encontros. Este é o objetivo do programa Famílias Fortes, uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) que teve a adesão de mais quatro municípios somente nesta semana: Nobres (MT), Santo Expedito (SP), Itapissuma (PE) e Fortaleza (CE).
Por meio das prefeituras, as quatro unidades federativas assinaram Acordos de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional da Família (SNF), do MMFDH. As adesões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Com isso, mais de 100 municípios brasileiros já contam com o Famílias Fortes.
A titular da SNF, secretária Angela Gandra, destaca a importância do projeto para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas. “Quando a família é forte, ela trabalha melhor, ela vive melhor e tem mais acesso a oportunidades que geram crescimento de todos as pessoas que estão nesta família”, disse.
Curso de capacitação
No que se refere às ações, a secretária enfatiza que profissionais podem ser capacitados para atuar como facilitadores do programa Famílias Fortes. O curso de capacitação, promovido pela SNF/MMFDH, pode ser acessado por meio da plataforma Avamec, do Ministério da Educação (MEC).
Desde o lançamento do Curso EAD, em 2021, mais de 4.400 profissionais já concluíram a capacitação em todo o Brasil.
Famílias Fortes
As atividades do Famílias Fortes ocorrem em dois momentos. No primeiro, os pais e responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os adultos são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes e a se comunicar de maneira eficaz.
Já os filhos aprendem habilidades para a interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.
Na segunda parte do encontro, pais e filhos se reúnem em uma mesma sala, onde praticam as habilidades que aprenderam. Eles trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.
Para mais informações:
gab.snf@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538