Notícias
INVESTIMENTOS
Quatorze municípios de MT recebem R$ 445 mil em equipamentos para estruturar os Conselhos de Promoção da Igualdade Racial
Damares afirmou o desejo de ir ao estado para fazer entregas pessoalmente. (Foto: Divulgação)
A titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves participou da entrega de equipamentos e veículos, no valor de R$ 445 mil, para os Conselhos de Promoção da Igualdade Racial de 14 municípios do Mato Grosso (MT). O evento ocorreu de forma on-line, nesta sexta-feira (19).
Os investimentos para as ações foram possíveis pela parceria entre o Poder Executivo federal e o Congresso Nacional, por meio da destinação de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes (PL-MT).
“Esse tema, igualdade racial, é valioso nós. Somos um único povo. A gente tem que trabalhar com essa determinação. Temos que trabalhar em busca da igualdade, pois ainda temos que encarar o preconceito, a discriminação e a violência”, afirmou a ministra Damares Alves.
As entregas fazem parte dos kits de equipagem da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) do MMFDH. Os aparatos servem para estruturação de órgãos ligados à execução de políticas públicas de igualdade racial, além de auxiliar em visitas, entregas e demais ações de suporte aos povos tradicionais.
“Esse é o nosso trabalho, dizer que toda forma de discriminação é execrável. Precisamos deixar para nossos filhos e netos uma sociedade livre justa e soberana. Nesse momento, que fazemos entregas de equipamentos que vão servir para a promoção da igualdade racial, nós nos sentimos contemplados, nos sentimos mais brasileiros”, destacou o titular da SNPIR, Paulo Roberto.
As cidades beneficiadas com a iniciativa são: Vila Bela da Santíssima Trindade, Rondonópolis, Sapezal, Cuiabá, Várzea Grande, Juína, Poconé, Barra do Garças, Cáceres, Primavera do Leste, Alto Araguaia, Jaciara, Chapada dos Guimarães e Nossa Senhora do Livramento. Além de veículos, foram entregues também computadores e caixas acústicas.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso tem mais de 60% da população negra. Hoje, existem pelo menos 70 comunidades quilombolas distribuídas em 21 municípios.
Estiveram presentes no evento além de políticos, a secretária de estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho e o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Manoel Francisco Junior.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277