Notícias
IGUALDADE RACIAL
Lagoa Dourada (MG) adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Lagoa Dourada fica a 146 km da capital, Belo Horizonte e tem cerca de 12 mil habitantes. (Foto: Divulgação)
O município de Lagoa Dourada, em Minas Gerais (MG), aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Com a adesão, a cidade passa a ser a 15ª do estado a fazer parte da estratégia.
O Sinapir tem o objetivo de organizar e articular a implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar desigualdades étnico-raciais no Brasil.
“O cidadão não mora na União nem no estado. O cidadão mora no município. Quanto mais as políticas forem ramificadas, mais próximos estaremos da nossa intenção. Isso representa o menos Brasília e mais Brasil”, destacou o titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Paulo Roberto.
Estados e municípios que entrarem no sistema podem concorrer a bonificação de 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR. Além disso, as unidades podem ter os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.
“Tornaremos possível desenvolver ações que atendam aos anseios de nossa comunidade, com a certeza de estar contribuindo para a construção de um novo tempo. Compartilhamos a esperança de dias melhores e mais justos”, destaca Albert Costa, secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo ao comentar a adesão da cidade ao Sinapir.
Os estados e municípios ainda podem receber o curso de capacitação em políticas de promoção da igualdade racial executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente, já fazem parte do sistema 22 estados, o Distrito Federal e 90 municípios.
“O Sinapir é uma política pública de estado de grande relevância social, pois promove valores imprescindíveis para a convivência em sociedade, balizada pela equidade, ofertando a todo cidadão independentemente de sua cor, oportunidades iguais na partida para que cada um busque o seu próprio lugar no pódio”, aponta o coordenador-geral do sistema, Helbert Pitorra.
A adesão de Lagoa Dourada ao Sinapir foi oficializada na última terça-feira (16).
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525