Notícias
INTEGRA BRASIL
Programa incentiva políticas de proteção a crianças e adolescentes por meio do futebol
O Integra Brasil tem o objetivo de, por meio do futebol, sensibilizar, promover e enfrentar violações de direitos humanos. (Foto: Divulgação/ Secretaria Especial do Esporte)
Com o tema “A importância das categorias de base para o futebol brasileiro”, a primeira live do programa Integra Brasil em 2021 debateu políticas públicas relacionadas ao esporte para a proteção da infância e da adolescência. A live aconteceu nesta quinta-feira (6) e contou com a presença de representantes do Governo Federal, de clubes e entidades.
Durante o bate-bola, a secretária-executiva adjunta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Viviane Petinelli, destacou que o Integra Brasil nasceu com a ambição de fazer com que direitos já disponíveis na Constituição sejam vivenciados.
“A Constituição assegura que o fomento à prática esportiva deve ser assegurado. O Integra Brasil vem com esse propósito. Nós queremos de fato que a população brasileira e hoje especificamente com o tema do nosso webinário, as crianças e adolescentes que são atletas, possam usufruir do seu direito à educação conjugado a prática esportiva”, disse Petinelli.
O titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) do MMFDH, Maurício Cunha, destacou que o quadro da violência ainda é muito preocupante e grave, mas apontou que o esporte deve ser um caminho para proteção da criança e do adolescente. “As categorias de base devem ser esse espaço de saúde, de esporte, plenitude e desenvolvimento. Um espaço de proteção e não de violação de direitos”, acrescentou Cunha.
Os convidados falaram ainda como garantir a segurança dos atletas nas categorias de base do futebol brasileiro, o papel dos pedagogos dentro dos clubes e a garantia da educação para os jovens atletas.
Ainda estiveram no evento, o secretário de educação básica do Ministério da Educação (MEC), Mauro Rabelo, a secretária da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luisa Parente além da auditora do trabalho Christiane Barros e do gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Diogo Netto.
Os clubes de maior torcida do Brasil e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também marcaram presença com a participação da orientadora educacional do NESP-Corinthians, Rebeca Peridis, do vice-presidente de Futebol de Base, Futebol Feminino e Futsal do Flamengo, Vitor Zanelli e do gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Netto.
O Integra Brasil
O projeto foi lançado em 2019 e executado em 2020 com o objetivo de, por meio do futebol, sensibilizar, promover e enfrentar violações de direitos humanos. Além disso, a iniciativa visa a ampliar o acesso e o alcance da prática esportiva no país e prevenir o uso de álcool e outras drogas nos diversos espaços e ambientes esportivos.
O Integra Brasil foi idealizado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano e a Confederação Brasileira de Futebol. Em 2021, o projeto ganhou dois novos parceiros: o Ministério da Educação e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277