Notícias
ESPAÇO MATERNIDADE
Governo Federal inaugura espaços para mães e bebês em complexo do Inmetro no Rio de Janeiro
O espaço conta com estrutura adequada para amamentação e para retirada de leite, com o objetivo de estimular amamentação e a doação de leite materno. (Foto: Willian Meira/MMFDH).
Com apoio do Governo Federal, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inaugurou nesta quinta-feira (13) as duas primeiras unidades do Espaço Maternidade, iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Os locais têm o objetivo de incentivar o aleitamento materno e promover a saúde e bem-estar de mães e seus bebês no ambiente de trabalho.
As unidades têm investimentos de R$ 40 mil do MMFDH, repassados por meio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM). Os recursos são referentes à adequação dos espaços e equipagem com itens como poltronas de amamentação, cadeira de alimentação, cômoda com trocador de fraldas, geladeira, purificador, TV e ar-condicionado.
Durante a cerimônia, a ministra Damares Alves, titular do MMFDH, a maior obra do governo Bolsonaro é cuidar de vidas. "Estamos aqui para o fortalecimento das ações de equilíbrio trabalho-família. Por favor, repliquem esse evento. Estava louca para conhecer o espaço e ver como ficou. No governo Bolsonaro é todo mundo cuidando de todo mundo”, afirmou.
Entre as diretrizes do projeto, estão o estímulo à amamentação e a redução do desmame precoce, o favorecimento e fortalecimento dos vínculos entre mães e filho e a promoção do equilíbrio entre trabalho e família.
“Ficamos honrados em ser a primeira instituição em atuar em parceria com o MMFDH para o estabelecimento do Espaço Maternidade. As mulheres têm um papel fundamental no Inmetro e vamos fazer o que for possível para contribuir para o equilíbrio entre família e trabalho. Queremos ser sempre pioneiros nas boas iniciativas, focados em nossa missão de viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que contribuam para a prosperidade econômica e o bem-estar de toda a sociedade brasileira”, afirma o presidente Marcos Heleno Guerson.
As unidades no complexo do Inmetro em Duque de Caxias são projetos-pilotos do Espaço Maternidade. Os espaços devem atender funcionárias e visitantes que utilizam as instalações do instituto. No total, o complexo possui 722 servidores, 150 bolsistas, 289 colaboradores e 303 empregados terceirizados. O Inmetro foi escolhido em razão do número de mulheres trabalhando no órgão, que chega a 30% dos servidores. O instituto também já contava com salas para adequação. A proposta é levar para instituições públicas e privadas.
Para a titular da SNPM, Cristiane Britto, o projeto-piloto vai incentivar empresários e gestores públicos a oferecer locais adequados para que as servidoras e funcionárias amamentem seus bebês de até dois anos de idade, além de realizar a retirada do leite materno para consumo posterior.
"Estamos muito felizes em inaugurar essas duas unidades do Espaço Maternidade. Por meio dessa iniciativa estamos dizendo às mulheres que elas têm o nosso apoio para conciliar a maternidade e o trabalho”, completa.
A gestora enfatiza ainda que, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), o aleitamento materno reduz a mortalidade infantil em 13%. “Proporcionar essa facilidade para as mães dentro das empresas é uma importante ferramenta de promoção da saúde das crianças”, afirmou.
A iniciativa também tem o objetivo de conscientizar os órgãos públicos e privados sobre a importância do aleitamento materno e proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a mulher no ambiente do trabalho, de forma a evitar prejuízos no rendimento profissional e na saúde da mulher e do bebê.
Além do MMFDH, o Inmetro contou ainda com o apoio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), que disponibilizou móveis para os locais.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277