Notícias
ARTICULAÇÃO
Goiânia adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Assim como o estado de Goiás e os municípios de Aparecida de Goiânia e Minaçu, Goiânia agora passa a integrar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A adesão da capital de Goiás ao sistema está em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (13). O município tem 50% da população declarada negra.
Por meio do Sistema, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Goiânia agora tem acesso às ações do Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Com a adesão, também poderá concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR.
“O nosso povo é a nossa maior riqueza. O que importa de verdade é promover a igualdade tendo como base a equidade, pois assim todos estarão em um lugar igual na largada. Assim, possibilitamos a chegada ao pódio e a valorização de cada uma de suas próprias conquistas”, destaca o coordenador-geral de Gestão do Sinapir, Helbert Pitorra.
O Sinapir busca a participação conjunta da União, estados e municípios na implementação das políticas de promoção da igualdade racial. Com a adesão da cidade de Goiânia, já fazem parte da política pública 23 estados e 94 municípios.
A participação do Governo Federal no sistema acontece por meio dos ministérios e tem a coordenação da SNPIR, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Já a participação de estados, Distrito Federal e municípios acontece com a adesão ao sistema, ou a partir da formação de consórcios públicos.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525