Notícias
INCLUSÃO
Espaços promovem diálogo e saúde mental de idosos em Feira de Santana (BA)
Projeto RenovAção Idosos vai oferecer assistência aos 35 idosos feirenses que integram o Programa Viver (Foto: Divulgação/SNDPI)
Um local onde as pessoas idosas possam conversar, falar sobre as preocupações e definir o sentimento que a pandemia trouxe, de forma totalmente sigilosa. Essa é a proposta do projeto-piloto RenovAção Idosos, lançado na terça-feira (11), em Feira de Santana (BA). A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e defensorias públicas do Distrito Federal (DPDF) e da Bahia (DPE-BA).
Os encontros virtuais ocorrerão às terças-feiras, com início no próximo dia 18, sempre de 9h às 11h. No total, serão 10 aulas para abordar temas como saúde mental, bem-estar e longevidade, isolamento social, práticas intergeracionais, comunicação não violenta, ciclo da violência, mulher idosa, Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03) e prevenção aos crimes e golpes cometidos contra a faixa etária.
Titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH), Antonio Costa explica que o projeto RenovAção Idosos será realizado em parceria com o Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável, coordenado pela Pasta.
"O Programa Viver consiste em trazer os idosos para a inclusão digital mesmo nesse período de pandemia, para que não se sintam sozinhos. O programa também é um instrumento para levar conhecimento sobre o Estatuto do Idoso, políticas públicas para a faixa etária, educação financeira e patrimonial, lazer e comunicação, entre outros atrativos", celebra.
Acesse mais informações sobre o Programa Viver
Histórico
Idealizadora do projeto RenovAção, a subsecretária de atividade psicossocial da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), Roberta de Ávila, destaca que a iniciativa começou em 2017 no DF, com públicos diversos e mais de 800 pessoas alcançadas. "Em Feira de Santana (BA) será a primeira vez que estaremos voltados especificamente às pessoas idosas. Estamos felizes e comprometidos com a educação de direitos e promoção de saúde mental dos idosos feirenses", ressalta.
Participante do evento de lançamento e defensora pública do estado da Bahia, Laise de Carvalho Leite lembrou da importância do fortalecimento de vínculos e valorização. "Para falar sobre o processo do envelhecimento é preciso entender, é necessário realizar uma escuta qualificada dessa população idosa, pensar na transversalidade, intersetorialidade e intergeracionalidade, na participação e inclusão na sociedade. É isso que queremos", disse.
Também participaram da cerimônia virtual a defensora pública que atua em Feira de Santana, Liliane do Amaral, e a defensora pública do DF e mediadora da atividade, Bianca Cobucci.
Para dúvidas e mais informações:
cgdpi@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277