Notícias
INTERNACIONAL
Avanços das políticas para mulheres no Brasil são destaque na Itália
Iniciativas como a Casa da Mulher Brasileira (CMB) e o projeto-piloto Qualifica Mulher constam entre as principais ações do Governo Federal em território nacional. (Foto: Divulgação/ Espaço da Mulher Brasileira em Roma (EMuB)).
Projetos de combate à violência doméstica, capacitação e autonomia econômica desenvolvidos no Brasil foram apresentados pela secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, na Itália na terça-feira (11). A integrante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) foi a convidada do Espaço da Mulher Brasileira em Roma (EMuB).
Confira o evento virtual
Entre os destaques está a Casa da Mulher Brasileira (CMB), que oferece atendimento humanizado a mulheres em situação de violência. "Anteriormente era bastante custoso e destinava-se apenas às capitais do país. Então, resolvemos adaptar e levar também aos municípios de pequeno e médio porte. A boa notícia é que já estamos implementando 23 novas unidades no país", celebrou.
Na oportunidade, Britto ressaltou a importância do projeto Maria da Penha vai à escola, que tem a proposta de ensinar às crianças a cultura do respeito às mulheres, por meio da capacitação destinada aos profissionais de ensino.
"Temos também o Salve Uma Mulher, uma iniciativa que propõe o envolvimento da sociedade civil na proteção das mulheres. A ideia central do Salve é levar informação sobre o que é a violência contra a mulher e apresentar toda a rede especializada para o cidadão comum", completou.
A gestora citou ainda o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, em fase de elaboração, e o projeto Mais Mulheres no Poder, uma estratégia de conscientização para que as mulheres estejam nos cargos de decisão.
No âmbito da capacitação, a principal entrega é o projeto-piloto Qualifica Mulher. "No seu primeiro ano, o projeto recebeu um aporte de quase R$ 20 milhões para promover capacitação profissional e empreendedorismo. Os investimentos iniciais devem beneficiar aproximadamente 25 mil mulheres e o orçamento de 2021 já prevê recursos para novos investimentos", disse.
Sobre o combate à violência e canais de denúncias de violações, o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) é a ferramenta implementada pelo MMFDH. O serviço atende gratuitamente todo o território nacional, por meio de ligação telefônica, site, aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram e WhatsApp (61-99656-5008).
Parceria
Cônsul-Geral do Brasil em Roma e presidente de honra do Conselho de Cidadãos Brasileiros na cidade italiana, Afonso Carbonar afirmou que acompanha as atividades desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH).
"A ministra Damares Alves e a secretária Cristiane Britto multiplicaram o resultado e as ações, isso nos orgulha muito. Um exemplo é a criação desse Espaço, que é fruto desse trabalho. Há uma interface entre o que o ministério faz e o que nós fazemos humildemente no consulado junto com a comunidade", disse.
Também participaram do evento on-line a coordenadora-geral do Conselho de Cidadãos de Roma, Edilene Vasconcelos Giustini, a conselheira Nívia Matos, e a chefe do Espaço da Mulher Brasileira em Roma (EMuB), Marcia de Lucena.
Espaço
O EMuB integra o Consulado-Geral do Brasil em Roma, capital da Itália. É o segundo criado em um consulado brasileiro no mundo e o primeiro na Europa. Suas atividades são desenvolvidas em parceria com o MMFDH.
A jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Roma é uma das maiores do Brasil no mundo (a 3ª maior). É composta de 12 das 20 regiões da Itália (estados). Da Toscana à Calábria (ponta da bota) e das Marcas à Puglia (taco da bota), inclusive as duas ilhas maiores, Sicília e Sardenha. Além disso, inclui os Estados de SAN Marino e Malta.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277