Notícias
TRANSMISSÃO
Webinário chama atenção para Cardiopatia Congênita
O evento será transmitido às 19h pelas redes sociais do @mdhbrasil
Na próxima segunda-feira (14), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) alerta para a conscientização da cardiopatia congênita por meio de um webinário. A transmissão começa às 19h pelas redes sociais da Pasta. O evento, coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, faz referência ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, lembrado neste sábado (12). Como forma de reforçar a importância do tema, uma campanha começa a ser veiculada nas redes sociais do ministério.
O evento conta com a participação da ministra Damares Alves, além de especialistas convidados. Os palestrantes vão tratar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da cardiopatia congênita, além dos desafios que as pessoas com a doença enfrentam.
“O diagnóstico precoce, por meio de exames de ultrassom e ecocardiograma fetal durante o pré-natal ou pelo teste do coraçãozinho e outros exames na triagem neonatal, é muito importante. Assim, o bebê pode receber cuidados especiais e específicos”, enfatiza a ministra.
Ainda durante a transmissão será exibido um vídeo com participações dos titulares das secretarias nacionais da pessoa com deficiência, Priscilla Gaspar, da Família, Angela Gandra, das Mulheres, Cristiane Britto e da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha.
Teste do coraçãozinho
O Ministério da Saúde (MS) incorporou, a partir de 2014, o exame de oximetria de pulso, mais conhecido como Teste do Coraçãozinho, como parte da triagem neonatal em todo o Sistema Único de Saúde. O exame é indicado para ser realizado em todos os recém-nascidos com mais de 34 semanas de idade gestacional. É importante que o procedimento seja feito entre 24 e 48 horas após o nascimento.
Histórico
De acordo com o MS, no Brasil, estima-se que nasçam aproximadamente 30 mil crianças com alguma cardiopatia congênita. O número reforça que um a cada 100 bebês é cardiopata. A Doença Cardíaca Congênita (DCC) é uma má formação no desenvolvimento da estrutura do coração que aparece nas primeiras semanas de gestação.
Existem vários tipos de problemas de má formação cardíacas congênitas. Eles podem variar de condições simples que não causam sintomas a problemas complexos que causam sintomas graves e potencialmente fatais. Como não é uma doença evitável, o diagnóstico pré-sintomático dos defeitos cardíacos que ameaçam a sobrevivência do recém-nascido é primordial para que haja um atendimento correto no tempo necessário, garantindo o tratamento precoce.
Serviço
Webinário conscientização da cardiopatia congênita
Data: 14 de junho.
Horário: 19h
Transmissão pelas redes sociais do MMFDH.
Para dúvidas e mais informações:
pessoacomdeficiencia@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525