Notícias
INTEGRA BRASIL
Webinar debate direitos humanos e igualdade no futebol
(Foto: Banco de Imagens/Internet)
Com o tema “Igualdade no Futebol”, o respeito às diferenças foi pauta no quinto webinar do programa Integra Brasil, realizado nesta quinta-feira (29). O evento reuniu autoridades do Governo Federal, entre elas o titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), Paulo Roberto.
O secretário destacou que o esporte pode ser um meio fundamental para que os jovens em situação de vulnerabilidade não considerem a criminalidade uma opção. “O esporte nos dá a possibilidade de darmos um basta em tantas situações de desigualdade e violência. É uma importante ferramenta de integração e unidade nacional. Através do esporte, muitos jovens foram libertos ou escaparam da marginalidade e do crime”, disse.
Durante o evento, o diretor de projetos, parcerias e integração institucional do MMFDH, Pedro Hollanda, destacou a transversalidade de assuntos entre os órgãos, que puderam ser discutidos com o programa. “O nosso ministério e o Ministério da Cidadania perceberam uma série de objetivos em comum, que passavam por prevenção de violações de direitos humanos, promoção de direitos humanos e outras questões sociais ligadas ao ecossistema do futebol”, explicou.
Além da igualdade racial, violações dos direitos humanos no esporte e participação feminina foram tema do encontro.
Jornadas
A série de seminários do Integra Brasil tem o objetivo de discutir como o futebol pode ser agente de transformação no enfrentamento a violações dos direitos humanos, de ampliação do acesso à prática esportiva no Brasil, bem como alertar a população dos perigos do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Neste ano, serão seis encontros, sendo que nos quatro realizados até o momento foram discutidos: “O futebol livre da exploração infantil”, “Futebol inclusivo”, “Jogo Limpo no Futebol” e “Futebol nas escolas”.
Criado em 2019, o Integra Brasil tem como lema a frase “O futebol nos une” e é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Confederação Brasileira de Futebol e conta, ainda, com o apoio de diversos clubes de futebol, universidades e governos estaduais e municipais.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538