Notícias
BATE-PAPO
Vida das Andirobeiras é tema de transmissão nesta sexta-feira (22)
Os desafios e perspectivas das Andirobeiras, da Ilha de Marajó, são alguns dos temas que serão abordados na próxima live do projeto Igualdade Étnico-Racial em Foco. O bate-papo será nesta sexta-feira (22), às 15h30, com transmissão pelas redes sociais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
Nesta edição do projeto, a convidada é Edna Maria, Pajé de cura do Povo Guaianá, do município de Ponta de Pedras (PA), na Ilha de Marajó. Edna é especialista em plantas medicinais e fitoterápicas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem são
Os povos andirobeiros do Marajó são compostos, em sua maioria, por mulheres que moram em ilhas distantes das cidades. As andirobeiras extraem a andiroba de maneira artesanal e espalham na palha do açaí. Desta forma, a andiroba conserva o seu princípio ativo.
A andiroba, também conhecida por andiroba-saruba, andiroba-branca, aruba, sanuba ou canapé, é uma árvore de grande porte cujo nome científico é Carapa guaianensis, cujos frutos, sementes e óleo podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.
O fruto da andiroba, quando cai no chão, abre e libera de 4 a 6 sementes, em que há a extração do óleo de andiroba, que é muito utilizado em produtos cosméticos, devido à sua capacidade de hidratação, além de alguns medicamentos, já que é capaz de auxiliar no controle do colesterol e da pressão arterial.
As mulheres andirobeiras conquistaram espaço e lançaram o programa “Um pé de andiroba”, onde é apresentado o modelo de como elas desenvolvem seus trabalhos artesanalmente com o objetivo de avançar na extração de óleo e manter de maneira fria para o mercado de cosméticos.
O projeto
O projeto Igualdade Étnico-Racial em Foco, idealizado pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), busca dar visibilidade aos segmentos de povos e comunidades tradicionais. Além de estimular o debate e a reflexão, a programação tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre as etnias brasileiras e apresentar as pautas trabalhadas pela Secretaria.
Cada edição de lives contará com a presença de uma personalidade para falar sobre saúde, educação, cultura, empreendedorismo, dentre outros temas.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH