Notícias
PACTO NACIONAL
Conselheiros de direitos da pessoa idosa iniciam capacitação em Goiás
Participante da aula inaugural nesta segunda-feira (6), o secretário Antonio Costa destacou a importância do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa, do MMFDH
A formação de gestores dos 246 municípios goianos para que possam atuar como conselheiros de direitos do idoso. Esse é o objetivo da capacitação on-line que teve início nesta segunda-feira (6), no âmbito do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa. A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Durante o evento, o titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH), Antonio Costa, ressaltou que 20 estados do país já aderiram ao Pacto Nacional, inclusive o Goiás. A proposta consiste em fomentar a criação de conselhos de direitos e fundos municipais, além de promover a capacitação de conselheiros e fortalecer a rede de proteção.
“O Pacto Nacional nasceu de um diagnóstico realizado a partir de 2019, quando nós detectamos que dos 5,5 mil municípios, apenas 1,9 mil tinham conselhos. Nesse contexto, os fundos municipais eram praticamente inexistentes e foi constatada a ausência de capacitação de conselheiros. Dentro dessa proposta, e em parceria com 12 universidades de todo o Brasil, nós estamos realizando essas capacitações. Nossa sensação é de dever cumprido”, afirmou o secretário.
Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil lembrou do papel desenvolvido pelas entidades de ensino superior. “Eu fiquei feliz que a secretaria faz parcerias com as universidades federais. Saber que essas instituições estão engajadas nessa iniciativa do ministério nos deixa muito satisfeitos. Essa é a função precípua da universidade, que consiste em servir a sociedade com o que tem de melhor: as pessoas, o conhecimento, os meios”, completou.
Autoridades
Também participaram da aula inaugural o secretário de desenvolvimento social do estado de Goiás, Wellington Matos; o presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Wadson Arantes; a coordenadora da área de políticas públicas e direitos humanos do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Goiás (MP-GO), promotora Tamara Andreia Rivera; a coordenadora de projetos institucionais do MP-GO, promotora Sandra Garbelini; a diretora do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar/UFG), Marília de Goyaz; e a coordenadora pedagógica e de gestão Moodle do Ciar/UFG, Janice Lopes.
Para dúvidas e mais informações:
pacto.nacional@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538