Notícias
TECNOLOGIA
Conheça o Sistema de Monitoramento de Políticas Étnico-Raciais
O Simope reúne dados que possibilitam a análise das políticas públicas para a população negra e os Povos e as Comunidades Tradicionais (Foto: Willian Meira/MMFDH)
Com o intuito de monitorar o andamento das políticas de promoção da igualdade racial, o Governo Federal criou o Sistema de Monitoramento de Políticas Étnico-Raciais (Simope). A ferramenta reúne dados e indicadores que possibilitam a análise das políticas públicas que incidem sobre a população negra e sobre os Povos e as Comunidades Tradicionais (PCTs).
A tecnologia é resultado de um Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH), e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Para o titular da SNPIR, Paulo Roberto, o Simope contribui para o avanço e a assertividade das políticas públicas. “O sistema nos ajuda e faz com que cheguemos lá na ponta. Por meio dos números e dos dados, podemos também construir maneiras de tirar as pessoas da invisibilidade”, disse o secretário.
O professor da UFPR e coordenador do projeto, Marcos Didonet, reforçou a importância do Sistema. “É importante para dar visibilidade à população negra e aos povos, às comunidades tradicionais e permitir a atuação de diferentes esferas governamentais, a partir dos indicadores disponibilizados”, apontou.
O instrumento disponibiliza informações e a evolução histórica de indicadores como presença territorial, escolaridade, renda média, infraestrutura, acesso a programas sociais e a políticas afirmativas, descentralização federativa e execução de projetos.
Para dúvidas e mais informações:
dimope@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525