Notícias
PACTO NACIONAL
Capacitação de conselheiros de direitos da pessoa idosa tem início em Tocantins
A aula inaugural do “Curso de capacitação para a criação e fortalecimento dos Conselhos e Fundos de Direitos das Pessoas Idosas - Tocantins (TO)” foi realizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), nesta quarta-feira (15). O evento integra as ações do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa (PNDPI), promovido pelo ministério.
Participante do evento, o titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH), Antonio Costa, ressaltou que o Pacto Nacional representa o compromisso de cuidar dos idosos. “A iniciativa consiste na capacitação de conselheiros, organização de conselhos municipais e em algo muito importante que ainda falta aos estados brasileiros, que é a organização dos fundos municipais. Esse grande projeto, que atualmente conta com a adesão de 20 estados brasileiros, tem base em um diagnóstico que foi feito a partir do ano 2019”, contou o gestor.
Ainda na aula inaugural, o secretário enfatizou a importância das parcerias com as instituições de ensino e governos locais. “É um momento de alegria para nós poder contar com 12 universidades do país. Durante a pandemia, o Brasil percebeu que é preciso ter políticas públicas de Estado voltadas aos idosos, a começar pelos municípios, de forma a ter um olhar especial para esse público que estava invisível. No que se refere ao Tocantins, esse estado tão importante abraçou com muito carinho esse desafio que é o Pacto Nacional”, afirmou.
Universidade
Reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato ressaltou que a UMA representa um conjunto de ações que contribuem para a construção de políticas públicas que irão beneficiar a pessoa idosa. Na oportunidade, ele também chamou a atenção para a importância do trabalho conjunto com o ministério. “Eu tenho certeza que essa qualificação dos conselheiros será do mais alto nível”, disse.
Para a coordenadora nacional da UMA, Neila Osório, é importante que todos os gestores municipais e demais participantes deem o melhor na questão do tempo e participem do curso de coração aberto. “Vamos dar prioridade a essa capacitação porque todo mundo que envelheceu já dedicou bastante tempo da sua vida à construção do estado do Tocantins”, disse.
“Agora, como gesto de reconhecimento e gratidão, todos nós que aqui vivemos devemos no mínimo dar algum tempo de nossas vidas e dos nossos conhecimentos. É preciso aliar a experiência dos que vivem aqui para que possamos fortalecer as políticas, a criação desses fundos e criar programas efetivos com ações práticas”, completou a gestora.
Para dúvidas e mais informações:
pacto.nacional@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538