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Campanha promove os serviços digitais do Disque 100 e do Ligue 180
Quando comparados aos atendimentos por telefone, que registram até dois milhões de ligações por ano, os canais digitais ainda têm baixa adesão. (Banco de Imagens/Internet)
Site, aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram e WhatsApp. Lançados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) na atual gestão para facilitar e ampliar o atendimento ao cidadão, os serviços digitais do Disque 100 e do Ligue 180 ainda são pouco acionados. As novas ferramentas são o tema da campanha lançada pela pasta nesta segunda-feira (13).
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Além da ligação gratuita, os serviços podem ser acionados pelo site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) — que conta com chat e atendimento em Libras –, aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram (“direitoshumanosbrasilbot”) e WhatsApp (61-9656-5008). Com as tecnologias, agora é possível anexar no registro da denúncia mídias como aúdios, fotos e vídeos. Em todos os casos, é garantido o anonimato do denunciante e do outro lado há sempre um atendente humano.
“A partir de abril de 2020, as novas ferramentas foram adicionadas ao rol dos canais de denúncias. A pandemia da Covid-19 trouxe imensos desafios no setor de saúde, mas teve também seus impactos no meio social. Um deles, já esperado, era o aumento da violência doméstica, uma vez que vítimas e agressores passaram a conviver 24 horas por dia juntos, em confinamento”, afirmou o ouvidor nacional de direitos humanos, Fernando César Ferreira.
Denuncie
Qualquer cidadão pode denunciar pelos canais, que funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de cadastrar e encaminhar os casos aos órgãos competentes, a ONDH recebe reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
Entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população em situação de rua, entre outras. O canal também está disponível para denúncias de casos que envolvam discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais.
Já o Ligue 180 é um canal específico para mulheres. Além de denúncias de violência, como a doméstica e familiar, o serviço compartilha informações, recebe reclamações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência e orienta as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente.
Para dúvidas e mais informações:
ouvidoria@mdh.gov.br
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Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538