Notícias
SEMANA NACIONAL DA JUVENTUDE
Evento discute a importância dos vínculos familiares e as nuances da juventude
No Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta quinta-feira (12), ações e iniciativas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e do Ministério da Cidadania foram destacadas no painel “Nuances da Juventude”. A exposição, parte da programação da Semana Nacional da Juventude promovida pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do MMFDH, mostrou o trabalho da gestão federal voltada para os jovens.
A secretária adjunta de políticas para as mulheres, Viviane Dutra, lembrou a importância da inclusão produtiva das jovens mulheres, por meio do programa Qualifica Mulher. O projeto, que já atendeu 25,7 mil mulheres em 2020, forma uma rede de parcerias entre poder público, entidades e instituições privadas, para fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo.
A inclusão do esporte na vida dos jovens foi destacada pela secretária do esporte, educação, lazer e inclusão social do Ministério da Cidadania, Fabíola Molina. “Convocamos os jovens a sonhar alto, a pensar grande, porque os sonhos são possíveis de realizar. Busquem a atividade física, busquem um caminho através do esporte que nós estamos aqui de portas abertas para ajudar nesta caminhada”, reforçou Molina.
Vínculos intergeracionais
No painel das 15h, o tema foi a importância dos vínculos geracionais entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos e a família. Participaram do painel o secretário nacional dos direitos da pessoa idosa, Antonio Costa, e a secretária nacional da família, Angela Gandra. Entre os assuntos discutidos, foi reforçado a importância da integração dos jovens no núcleo familiar.
“É papel do jovem resgatar esses vínculos familiares, a partir do respeito, a partir do respeito à relação familiar. Lembrando você, jovem, que um dia você será velho e você gostará de ser tratado da forma que você tratou o outro. Este é o grande mistério do vínculo: tratar o outro como você gostaria de ser tratado”, pontuou Costa.
Para a secretária Angela Gandra, o “cuidar da família” não pode ser esquecido. “Nós nascemos dependentes, nós dependemos — de um jeito ou de outro — das outras pessoas e nós vamos depender um dia também. Agora, por que não ajudar esses dependentes, por que não facilitar para que dependam menos? Quando a gente não ajuda o que pode, o outro não vai alcançar sua autonomia”, refletiu.
Semana Nacional da Juventude
Até 13 de agosto, a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) promove a Semana Nacional da Juventude. Com o tema "Os caminhos para a Inclusão Social e Produtiva do Jovem", o evento reunirá palestras, ações de promoção, capacitação e divulgação das políticas públicas voltadas para os jovens brasileiros.
Para dúvidas e mais informações:
juventude@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538