Notícias
JUVENTUDE
Webinário debate tecnologias do futuro e novas habilidades profissionais para jovens
Secretária Emilly Coelho destacou o avanço da 4ª Revolução Industrial
O contexto pandêmico combinado com o surgimento de tecnologias disruptivas tem exigido mais do jovem na jornada profissional. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (28) no webinário "Como gerar mais oportunidades e renda aos jovens?". O evento contou com a presença da titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Emilly Coelho.
No evento promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a secretária falou sobre os desafios e as oportunidades encaradas pelos brasileiros entre 15 e 29 anos. A representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) destacou o avanço da 4ª Revolução Industrial, que vem provocando mudanças visíveis na forma de viver, se relacionar e trabalhar em todo o globo.
"Diferentemente do jovem de outrora, o jovem dos dias atuais deve estar conectado ao mundo digital, escolado em tecnologias como internet das coisas (IoT), realidade virtual, blockchain, computação de borda, inteligência artificial (IA), etc. Cabe ainda notar que tais tecnologias estão apenas no início, mas já estão chegando a um ponto de inflexão de seu desenvolvimento, pois elas constroem e amplificam umas às outras, fundindo as tecnologias dos mundos físico, digital e biológico”, afirmou Coelho.
A secretária acrescentou que a pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais a necessidade de se adaptar a esse cenário digital, desenvolvendo novas habilidades para se destacar no mercado de trabalho.
"Tal adaptação para esse novo mundo é condição necessária para a prosperidade individual e social. Por essa razão, quando falamos em aprendizado e em oferecer mais aos jovens, devemos ter em mente sua inclusão digital, a qual não se restringe ao jovem ter uma tela de computador diante de si, mas a ele ter à sua disposição um universo de informações e de recursos de aprendizado, bem como de socialização", explicou.
Em resposta a essas demandas, Emilly defendeu iniciativas como o Espaço 4.0, do Governo Federal. O programa implementa unidades de ambiente criativo de inovação para estimular o aprendizado, proporcionando oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades, competências técnicas e socioemocionais para jovens de 15 a 29 anos. A ação faz parte do eixo tecnológico do Programa Horizontes, pensado e executado pela SNJ.
"Entendemos que atualmente a inclusão do jovem passa por políticas que envolvam o fomento de espaços nos quais ele possa ter acesso às benesses do desenvolvimento tecnológico, seja para seu aperfeiçoamento cognitivo e socialização, seja para um aprendizado que virá em benefício da sociedade", esclareceu.
Também participaram do evento on-line o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 15º Região - Campinas (SP), João Batista Martins César; o auditor Fiscal do Trabalho e Coordenador Nacional do Programa de Aprendizagem Profissional na Subsecretaria de Inspeção do Trabalho no Ministério da Economia, Ramon de Faria Santos; e o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD/SP).
Para dúvidas e mais informações:
juventude@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277