Notícias
MERCOSUL
Mercosul faz consulta pública sobre políticas para afrodescendentes
Uma consulta pública do Mercosul convida organizações da sociedade civil e centros universitários a contribuir na avaliação e projeção de políticas públicas para afrodescendentes. As instituições interessadas devem se inscrever até o dia 26 de abril de 2021, por meio de formulário.
A iniciativa é promovida pelo Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH) no âmbito do Fórum de Participação Social, que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril de 2021, de forma virtual.
A X Consulta Pública sobre Políticas Públicas para Afrodescendentes tem como principais objetivos promover uma avaliação regional intermediária (2015-2020) da Década Internacional de Pessoas Afrodescendentes e receber propostas de organizações da sociedade civil e centros universitários para construir uma agenda social regional para os próximos anos (2021-2024).
Essa consulta é organizada pelo IPPDH em coordenação com a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Direitos Humanos da Argentina, que ocupa a Presidência Pro Tempore do Mercosul, e com o Grupo de Trabalho sobre afrodescendentes e propostas contra-hegemônicas do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).
O Fórum de Participação Social do IPPDH é um espaço de diálogo e reflexão com a sociedade civil criado em 2015. O instituto realiza consultas públicas com a participação de diversas organizações e movimentos sociais da região para compartilhar análises sobre conjuntura, aprofundar questões relevantes e oportunas e construir propostas regionais de incidência.
Entre 2015 e 2020, o IPPDH já realizou nove consultas públicas nas quais participaram 915 representantes da sociedade civil de mais de 15 países, presencial ou virtualmente.
Para saber mais sobre as Consultas Públicas, você pode visitar aqui.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525