Notícias
DIÁLOGO
Instituições de Longa Permanência para Idosos Privadas contarão com cadastro específico
No ano passado, apenas as instituições para idosos sem fins lucrativos foram beneficiadas com o auxílio emergencial de R$ 160 milhões. (Foto: Divulgação/Sindihospa)
A formulação de um cadastro específico para as Instituições de Longa Permanência para Idosos Privadas (ILPIs) que contemple as especificidades do setor, para além da política de assistência social. A necessidade e o compromisso de organizar o arquivo foram apresentados no evento promovido pela Núcleo de Residenciais Geriátricos do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa). O ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos foi representado pelo secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa.
"Existem instituições que estão como privadas no documento oficial, mas na verdade quase não obtêm lucro. O objetivo é atender essas entidades", disse o secretário durante a atividade virtual realizada nesta sexta-feira (16).
Na oportunidade, Antonio Costa ressaltou que o órgão já possui um cadastro com 4,9 mil ILPIs públicas e privadas, mas ainda sem o aperfeiçoamento em relação ao lucro, por exemplo, proposto pelo secretário. Ele também chamou a atenção para iniciativas relevantes, como a Portaria Interministerial nº 1, de março deste ano, que institui o grupo de trabalho para criar a Política Nacional de Cuidados. O material faz referência aos estudos, ações e projetos de lei que tenham como objeto a temática do cuidado com as pessoas idosas.
Acesse a Portaria Interministerial nº 1.
"O MMFDH e os ministérios da Cidadania, Educação e Saúde, juntamente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estão empenhados para trazer um novo olhar às ações voltadas aos idosos. A sociedade civil também está convidada para fazer parte desse trabalho, o artigo 5º permite essa participação. Vamos trabalhar juntos", convidou.
Ainda segundo o gestor, na Política Nacional de Cuidados serão abordadas temáticas como o atendimento interligado dos órgãos de governo em áreas como saúde e assistência social para todas as ILPIs, mudanças nas regras de financiamento das instituições públicas e privadas e gestão de pagamentos por vagas existentes nas entidades privadas com fins lucrativos.
Participação
O Fórum Nacional das Instituições de Longa Permanência para Idosos Privadas reuniu especialistas para debater os principais desafios que a Covid-19 trouxe para a população idosa atendida. Entre os temas, foram discutidos assuntos como fiscalização, legislação, rotinas dos residentes, marketing e novos tipos de moradia.
Para dúvidas e mais informações:
cgdpi@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277