Notícias
Mulheres de povos e comunidades tradicionais marcam presença em webinário de educação financeira
Foto: Divulgação/SNPM
Mulheres de povos e comunidades tradicionais participaram, nesta sexta-feira (18), do Webinário de Educação Financeira - o Caminho das Contas. O evento, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a Caixa Econômica Federal, teve 184 inscritas.
"Em tempos anteriores, mulheres de comunidades tradicionais foram invisibilizadas e privadas de terem acesso às políticas públicas. Quero que saibam que este Ministério está com vocês. Estamos aqui pensando em políticas públicas para construirmos juntas uma realidade diferente da vivenciada até o momento", afirmou a secretária nacional adjunta de políticas para as mulheres, Dinah Andrade, no discurso de abertura.
Na ocasião, ela também destacou a importância da educação financeira, por meio do gerenciamento consciente de recursos, para a melhoria da qualidade de vida. E anunciou mais investimentos em capacitação. "Além da realização de oficinas de educação financeira, estamos intensificando os investimentos: destinamos R$ 10 mi para capacitação em 2020 e, em 2021, pretendemos investir ainda mais", assegurou.
A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) foi representada pela diretora substituta do departamento de políticas étnico-raciais, Isabel Cecília, que acompanhou as atividades. "Atualmente, no CadÚnico, temos o registro de 1,5 milhões de mulheres de povos e comunidades tradicionais. Essa oficina é uma excelente oportunidade para que todas elas aprendam a administrar seus recursos, gerar autonomia e renda extra", destacou.
O webinário
A atividade faz parte de uma série de oficinas iniciadas pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM) em julho. O formato passou por adaptações na linguagem para atender ao público, com exemplos mais próximos da realidade local.
Durante a aula, foram abordados temas relacionados a comportamento e emoções, orçamento, planejamento de futuro, conceito de juros e os principais produtos bancários. O conteúdo do projeto foi ministrado por Sara Martins, que é empresária e empregada da Caixa há 14 anos. Pós-graduada em gerenciamento de projetos, ela começou a trabalhar com estratégia de clientes depois de anos na área de tecnologia.
"Espero que as informações sirvam para que cada uma adquira independência financeira, felicidade e saúde. E que vocês consigam atingir todos os sonhos e objetivos", declarou.
Para quem quer ter uma chance de iniciar o próprio negócio, como Yara América, do quilombo de Paratibe, em João Pessoa (PB), a aula de hoje foi apenas o começo. "As dicas foram valiosas, amei cada detalhe. Parece que tudo que ela falou foi para mim. Parabéns pela iniciativa", comemorou a participante.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br ou gab.snpir@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277