Notícias
Grupo de Apoio às Vítimas da Violência receberá doação de dois veículos no Ceará
Dois veículos serão doados para o Grupo de Apoio às Vítimas da Violência no Ceará (GAVV/PMCE). A titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), ministra Damares Alves, fez o anúncio, nesta sexta-feira (11), em Fortaleza (CE). A doação irá reforçar as ações de patrulhamento e de prevenção de novos casos de violência.
A ministra aproveitou a oportunidade também para chamar a atenção em relação aos sinais e aos indícios de violações, muitas vezes só percebidos por equipes especializadas. "Acontece de a mulher, após a denúncia, desistir ou receber alguma ameaça do agressor e dizer que está tudo certo com a chegada da equipe especializada. O grupo é treinado para ler os sinais não verbais de que não está tudo bem", explicou.
Para a secretária-executiva da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos — órgão responsável por coordenar os trabalhos da Casa da Mulher Brasileira (CMB) na capital cearense —, o incentivo do Governo Federal motiva o trabalho que vem sendo realizado. "O Ceará hoje acredita nessa política como política de Estado, investindo numa secretaria da mulher, que antes não existia. Esse fortalecimento e essa visão é o que traz o sucesso dessa política", disse Denise Aguiar.
Atendimento à mulher
A unidade da CMB em Fortaleza fica localizada na Rua Tabuleiro do Norte com a Rua Teles de Sousa — Couto Fernandes. Nos 25 meses de funcionamento, já foram atendidas mais de 68 mil mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
O atendimento — garantido 24h por dia, durante toda a semana — engloba os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Ministério Público e da Defensoria Pública. Isso possibilita o acolhimento e o encaminhamento de denúncias de forma ágil e especializada.
Além disso, a CMB oferece cursos de capacitação profissional de forma a promover a autonomia econômica. Também disponibiliza alternativas de abrigamento temporário e espaço infantil para as crianças que estejam acompanhando as mães em atendimento.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277