Notícias
Governo Federal comemora eleição do Brasil para presidência do Conselho do Acnur
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) comemora a eleição do Brasil à presidência do Conselho do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). O anúncio da escolha foi feito nesta semana.
A eleição reflete o reconhecimento internacional pelo engajamento brasileiro no campo humanitário, sobretudo pelas iniciativas inovadoras tomadas pelo Governo Federal na proteção a refugiados e no âmbito da Operação Acolhida, que conta com o envolvimento ativo do MMFDH.
Acnur
O Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados foi criado em 1950 com a missão inicial de ajudar milhões de europeus que fugiram ou perderam as suas casas durante a Segunda Guerra Mundial. O mandato do Acnur é definido pelo seu estatuto, de 1950, estendido temporalmente, em 2003, pela Assembleia-Geral da ONU, até que a questão dos refugiados seja efetivamente resolvida.
Atualmente, o Acnur trabalha para assegurar que qualquer pessoa, em caso de necessidade, possa exercer o direito de buscar e receber refúgio em outro país e, caso deseje, regressar ao seu país de origem de forma segura.
Para dúvidas e mais informações:
internacional@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277