Notícias
Cartilha traz dicas de autocuidado e autopreservação para mulheres
Em 10 de outubro celebra-se o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Para comemorar a data, a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPM/MMFDH), lança a cartilha "Cuidando da saúde mental e enfrentando a violência doméstica e familiar contra a mulher: autocuidado e autopreservação durante a pandemia de Covid-19".
“Compreendemos que a pandemia provocou muitos impactos psicológicos e agravou a situação de violência doméstica e familiar nos lares. Para auxiliar as mulheres, estamos lançando uma cartilha com dicas de cuidados para o corpo e para a mente”, explicou a titular da SNPM, Cristiane Britto.
Ao longo de 24 páginas, a cartilha traz informações importantes sobre como identificar situações de violência e pedir ajuda, caso seja necessário. Entre as dicas de autocuidado, há instruções sobre como manter uma rotina equilibrada, com horários definidos de sono, trabalho e tempo com as crianças.
O material também alerta para a importância de beber bastante água, alimentar-se corretamente e desenvolver atividades que contribuam para o bem-estar, como realizar exercícios, meditar, ler.
Conflitos
Com foco na prevenção de conflitos, as mulheres são orientadas a prestar atenção ao aumento da tensão nos lares e a buscar alternativas para que se sintam seguras. Em situações mais graves, o alerta é para que denunciem pelo Ligue 180 ou pelo aplicativo "Direitos Humanos Brasil", que pode ser baixado nos aparelhos celulares.
Clique aqui para baixar a cartilha.
A data
O Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher foi criado em 1980, como desdobramento de um movimento nacional realizado em São Paulo (SP), em protesto contra o índice crescente de crimes contra as mulheres em todo o país.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277