Notícias
“Fraternidade intergeracional beneficia jovens e idosos”, destaca secretária nacional da juventude
Foto: Divulgação/SNDPI - MMFDH
Ao abrir o segundo bloco de discussões do webinário “17 anos do Estatuto do Idoso: avanços e desafios na efetivação dos direitos da pessoa idosa no Brasil”, a secretária nacional da juventude, Emilly Coelho, destacou a fraternidade como ponto-chave nas relações entre jovens e idosos. O evento, realizado também em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, ocorre ao longo desta quinta-feira (1º).
“Fraternidade intergeracional é uma relação bilateral que traz benefícios para jovens e idosos. Todos temos direitos e deveres com a comunidade. É assim que alcançamos a realização enquanto pessoas”, disse durante a palestra.
A secretária ressaltou que os jovens podem ensinar novidades sobre tecnologias e redes sociais para os idosos. Já as pessoas mais velhas, possuem relatos e experiências que ajudam na construção da identidade das novas gerações. “A população idosa expõe as raízes das gerações mais novas”, afirmou.
Ela comentou também que as relações entre gerações se tornam ainda mais importantes em razão do envelhecimento da população. “Apesar de termos a maior população jovem da história no Brasil, atualmente, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, até 2060, um a cada quatro brasileiros que hoje é jovem será idoso. Essa interação contribuirá para que o jovem aprenda a envelhecer”, pontuou.
O webinário
Promovido pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o webinário discute as melhores estratégias que podem ser utilizadas para a promoção e a efetivação dos direitos na prática.
A iniciativa, que também tem o intuito de conscientizar sobre os direitos estabelecidos no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), é parte das ações da Semana Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, que começou na segunda-feira (28) e vai até sexta-feira (02).
O webinário do MMFDH conta com a parceria da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para participar, basta acessar as redes sociais do ministério.
Conquistas
Criado pela Lei n º 10.741, de 1º de outubro de 2003, o Estatuto do Idoso assegurou dois princípios fundamentais: a proteção integral e a prioridade absoluta, que revelam o respeito e a relevância que o Estado brasileiro confere à população idosa.
Outra conquista, a Lei nº 13.466, promulgada em 12 de julho de 2017, acrescentou ao Estatuto do Idoso a prioridade especial às pessoas maiores de 80 anos.
Data comemorativa
O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991. A data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento. O destaque é para a necessidade de proteção e de cuidados com os idosos.
Para dúvidas e mais informações:
cgdpi@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277