Notícias
Ministra alerta mulheres sobre canais para denúncias de violência
Foto: Clarice Castro/MMFDH
A divertida produção e decoração de um bolo com a ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), alertou sobre um assunto importante: a violência contra a mulher. Junto com a confeiteira e chefe de cozinha Ada Silva, a ministra destacou as plataformas do Ligue 180 e a rede de proteção a mulher em todo o país em live nesta quarta-feira (25).
“Nós agora temos o número de WhatsApp que pode receber denúncias de mulheres em situação de violência. Mulheres, falem conosco pelo número (61) 99656-5008 que temos uma equipe pronta para te atender”, disse.
Ela destacou a importância de as mulheres conhecerem a rede de proteção para mulheres em situação de violência. “Temos uma rede de proteção a mulheres que funciona. Na sua cidade tem alguém, como promotora, uma juíza, uma delegada, que pode ajudar”, afirmou.
A ministra e Ada ainda ressaltaram a importância da capacitação de mulheres. Elas afirmaram que cursos de confeitaria em que mulheres aprendem a fazer bolos, pipoca gourmet e muitas outras iniciativas podem auxiliar mulheres a sustentarem suas famílias e, muitas vezes, sair do ciclo de violência.
“Acredite no seu potencial. Você é capaz. Não acredite em que diz que você não pode”, disse Ada. “Eu acredito que a economia do Brasil, no pós-pandemia, vai passar pela mão das mulheres. É inédito uma ministra fazendo bolo. Se eu posso, você também pode”, complementou a ministra.
O encontro divertido foi realizado com apoio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) e da Virada Feminina. A iniciativa foi uma ação alusiva aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, uma campanha realizada por todo mundo.
Ligue 180
Além do WhatsApp, o Ligue 180 pode ser acessado pelo site da Ouvidoria e pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e pelo Telegram.
Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. Qualquer pessoa pode acionar o serviço que funciona diariamente, 24h, incluindo sábados, domingos e feriados.
O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes. Além de denúncias, a plataforma recebe reclamações, sugestões e elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277